metropoles.com

Viagem de secretário do DF a Las Vegas é criticada nas redes sociais

Na web e entre os servidores, GDF é criticado por autorizar secretário-adjunto de Turismo a embarcar para os EUA para ver acrobacias de avião

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Secretário de Turismo do DF Jaime Recena- Brasília(DF), 08/06/2016
1 de 1 Secretário de Turismo do DF Jaime Recena- Brasília(DF), 08/06/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Apesar da péssima repercussão junto à opinião pública, o GDF ainda não se pronunciou sobre a viagem do secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena, para Las Vegas, nos Estados Unidos, em companhia de outras duas servidoras da pasta, entre elas, sua namorada. Recena embarcou à custa do dinheiro público para participar do Red Bull Air Race, um evento de acrobacias de aviões pequenos, conforme mostrou com exclusividade o Metrópoles nesta terça-feira (11/10).

Nas redes sociais, o GDF é alvo de críticas. Mesmo assim, procurada na manhã desta terça (12), a assessoria de imprensa do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) ainda não deu nenhum posicionamento do socialista sobre o assunto.

Além da repercussão na web, deputados e sindicalistas consideram incoerente a postura do governo de autorizar a viagem de Recena frente à crise financeira que o Executivo propaga. “Cadê a contenção de despesas? Ao pagar a viagem, o governo causou revolta em toda a categoria”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do DF (Sindireta), Ibrahim Yusef. A entidade representa 153 mil servidores locais.

A presidente do Sindicato dos Empregados de Estabelecimentos de Saúde do DF (SindSaúde), Marli Rodrigues, é ainda mais dura. “A categoria não teve muita surpresa ao receber essa notícia porque sabe o caráter do governador. Em plena crise, ele escancara que tem dinheiro. O Jaime (Recena) poderia levar o Rollemberg e deixá-lo lá.”

Nas redes sociais, muitos brasilienses opinaram sobre a viagem. Confira:

5 imagens
1 de 5

2 de 5

3 de 5

4 de 5

5 de 5


Para o especialista em finanças e diretor da Volorum Gestão Empresarial, Marcos Melo, é preciso ter cautela ao analisar o caso. “O objetivo da viagem deve ser identificado e, a partir daí, é necessário acompanhar se esse investimento do governo vai trazer algo positivo para a cidade. No entanto, nomear uma pessoa muito próxima, como é o caso da namorada, me parece inadequado. Essas escolhas sempre vão suscitar esse tipo de questionamento”, explicou.

Um projeto de decreto legislativo prevê o cancelamento do ato do GDF que autorizou a viagem. Na tarde desta terça (11), a proposta, apresentada pelo distrital Bispo Renato Andrade (PR), tinha a assinatura de Agaciel Maia (PR), Raimundo Ribeiro (PPS) e Wellington Luiz (PMDB).

O GDF vai desembolsar R$ 32.705,90 para custear passagens e diárias de Recena e da servidora da pasta Mariana Braga. Além da Red Bull Air Race, o secretário participará em Las Vegas da feira IMex America 2016.

Nota da secretaria
Por meio de nota, a Secretaria Adjunta de Turismo informou que a ida do secretário aos Estados Unidos tem o objetivo de valorizar Brasília como destino turístico. A nota informa ainda que  servidora comissionada Marina Martins de Toledo, namorada de Recena, teve a sua exoneração, com data de 10 de outubro de 2016, enviada para publicação. A viagem dela não será bancada com recursos públicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?