Rollemberg anuncia mudanças em secretaria e administrações regionais
Entre as novidades está o nome de Marcelo Lourenço para a Justiça, que está vaga desde fevereiro
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou nesta quarta-feira (20/4), às 15h, mudanças em seu governo. Entre as novidades, está a escolha de Marcelo Lourenço para a Secretaria de Justiça, que estava sem titular desde fevereiro, quando João Carlos Souto foi exonerado, após a fuga de dez presos da Papuda (a maior já registrada na história da penitenciária do DF). O socialista também divulgou alterações no comando de sete administrações regionais.
Além disso, até a próxima semana, o chefe do Executivo encaminhará um projeto de lei para a Câmara Legislativa definindo parâmetros para as eleições diretas nas administrações regionais. A eleição direta para administrador regional é uma das promessas de campanha de Rollemberg.
As mudanças nos cargos atendem pedidos de deputados distritais e tem como objetivo reforçar a base de apoio do governador na Câmara Legislativa. Além de o secretário ser indicação da deputada Sandra Faraj (SD), o PTN também será beneficiado com as mudanças.
O administrador do Guará, André Brandão, assume interinamente a administração do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Ele acumula a administração do Guará com a do SIA e entra no lugar do vice-governador Renato Santana (PSD), que também era interino do cargo. Brandão é indicação do deputado distrital Rodrigo Delmasso.
O anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Rollemberg em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (20), quando ele também informou alterações no comando de sete administrações regionais e a criação da secretaria-adjunta de Assuntos Legislativos, vinculada à Casa Civil, sob o comando de José Flávio de Oliveira. Com isso, a pasta passa a ter quatro secretarias-adjuntas: a da Casa Civil, com Fábio Rodrigues Pereira, a de Relações Institucionais e Sociais, com Igor Tokarski, e a de Ciência, Tecnologia e Inovação, com Oskar Klingl.
No Riacho Fundo I, o vice-governador Renato Santana será interino no lugar de Antônia Edileuza Lima. No Lago Norte e no Varjão, Marcos Woortmann reassume o cargo que havia deixado em agosto de 2015 para participar de uma capacitação nos Estados Unidos. Chefe de gabinete da Administração Regional do Paranoá, Alessander Carregari Capalbo deixa o posto para se tornar administrador regional do Itapoã. O Paranoá também terá novo titular: Roberto Charles Bezerra, até então assessor parlamentar na Câmara Legislativa.
A gestão do Lago Sul e do Jardim Botânico ficará a cargo de Alessandro Paiva, que deixa o cargo na Governadoria para assumir o compromisso. Em Samambaia, a gestão ficará com Paulo Antônio da Silva, antigo chefe de gabinete. O administrador regional do Guará, André Brandão, assume interinamente o SIA.
Alessander Capalbo assume a administração do Itapoã no lugar de Eduardo Rodrigues. O ex-administrador será o coordenador do grupo no Executivo que fará a interlocução com as administrações regionais enquanto a Secretaria das Cidades não sai do papel.
.
Marcos Woortmann assume Lago Norte e Varjão e Alessandro Paiva será o administrador do Lago Sul e Jardim Botânico. Roberto Charles administrará o Paranoá e Paulo Antônio da Silva fica com Samambaia. Ao todo, serão 23 administradores no DF.
Mudanças na articulação com a Câmara
Conforme antecipou o Metrópoles na semana passada, José Flávio, aliado histórico de Joaquim Roriz, vai para a recém-criada Secretaria de Assuntos Legislativos, vinculada a Casa Civil.