metropoles.com

Rollemberg anuncia mudanças em secretaria e administrações regionais

Entre as novidades está o nome de Marcelo Lourenço para a Justiça, que está vaga desde fevereiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Rollemberg
1 de 1 Rodrigo Rollemberg - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou nesta quarta-feira (20/4), às 15h, mudanças em seu governo. Entre as novidades, está a escolha de Marcelo Lourenço para a Secretaria de Justiça, que estava sem titular desde fevereiro, quando João Carlos Souto foi exonerado, após a fuga de dez presos da Papuda (a maior já registrada na história da penitenciária do DF). O socialista também divulgou alterações no comando de sete administrações regionais.

Além disso, até a próxima semana, o chefe do Executivo encaminhará um projeto de lei para a Câmara Legislativa definindo parâmetros para as eleições diretas nas administrações regionais. A eleição direta para administrador regional é uma das promessas de campanha de Rollemberg.

As mudanças nos cargos atendem pedidos de deputados distritais e tem como objetivo reforçar a base de apoio do governador na Câmara Legislativa. Além de o secretário ser indicação da deputada Sandra Faraj (SD), o PTN também será beneficiado com as mudanças.

O administrador do Guará, André Brandão, assume interinamente a administração do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Ele acumula a administração do Guará com a do SIA e entra no lugar do vice-governador Renato Santana (PSD), que também era interino do cargo. Brandão é indicação do deputado distrital Rodrigo Delmasso.

O anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Rollemberg em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (20), quando ele também informou alterações no comando de sete administrações regionais e a criação da secretaria-adjunta de Assuntos Legislativos, vinculada à Casa Civil, sob o comando de José Flávio de Oliveira. Com isso, a pasta passa a ter quatro secretarias-adjuntas: a da Casa Civil, com Fábio Rodrigues Pereira, a de Relações Institucionais e Sociais, com Igor Tokarski, e a de Ciência, Tecnologia e Inovação, com Oskar Klingl.

No Riacho Fundo I, o vice-governador Renato Santana será interino no lugar de Antônia Edileuza Lima. No Lago Norte e no Varjão, Marcos Woortmann reassume o cargo que havia deixado em agosto de 2015 para participar de uma capacitação nos Estados Unidos. Chefe de gabinete da Administração Regional do Paranoá, Alessander Carregari Capalbo deixa o posto para se tornar administrador regional do Itapoã. O Paranoá também terá novo titular: Roberto Charles Bezerra, até então assessor parlamentar na Câmara Legislativa.

A gestão do Lago Sul e do Jardim Botânico ficará a cargo de Alessandro Paiva, que deixa o cargo na Governadoria para assumir o compromisso. Em Samambaia, a gestão ficará com Paulo Antônio da Silva, antigo chefe de gabinete. O administrador regional do Guará, André Brandão, assume interinamente o SIA.

Alessander Capalbo assume a administração do Itapoã no lugar de Eduardo Rodrigues. O ex-administrador será o coordenador do grupo no Executivo que fará a interlocução com as administrações regionais enquanto a Secretaria das Cidades não sai do papel.
.
Marcos Woortmann assume Lago Norte e Varjão e Alessandro Paiva será o administrador do Lago Sul e Jardim Botânico. Roberto Charles administrará o Paranoá e Paulo Antônio da Silva fica com Samambaia. Ao todo, serão 23 administradores no DF.

Mudanças na articulação com a Câmara
Conforme antecipou o Metrópoles na semana passada, José Flávio, aliado histórico de Joaquim Roriz, vai para a recém-criada Secretaria de Assuntos Legislativos, vinculada a Casa Civil.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?