metropoles.com

Emenda da reeleição perde força na Câmara Legislativa

Sem dois nomes importantes que apoiaram o projeto em 1º turno, Celina Leão não tem como aprová-lo em nova votação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ary Filgueira/Metrópoles
CLDF camara legislativa
1 de 1 CLDF camara legislativa - Foto: Ary Filgueira/Metrópoles

A proposta de reeleição para a presidência da Câmara Legislativa foi aprovada em 1º turno em dezembro do ano passado. Em meio a discussões acaloradas, 16 parlamentares disseram sim para o projeto de emenda à Lei Orgânica do DF, que estende o mandato dos integrantes da Mesa Diretora da Casa por mais dois anos. No entanto, depois de quatro meses, a pauta, que ainda não foi analisada em 2º turno, voltou a ser debatida.

Nos bastidores, acredita-se que a matéria não retornou ao plenário por não haver votos suficientes para aprová-la. A autora da emenda é a presidente da Casa, deputada Celina Leão (PPS). Ela só colocará a pauta em discussão novamente se souber que tem condições de aprová-la.

No entanto, Celina perdeu perdeu dois aliados importantes para atingir o mínimo necessário de votos. Diferentemente do que fizeram no 1º turno, Cláudio Abrantes (Rede) e Ricardo Vale (PT) não devem dar aval ao projeto. Na nova etapa, os parlamentares pretendem seguir as orientações dos partidos. O PSB de Luzia de Paula, Juarezão e Roosevelt Vilela também se posicionou contra a proposta, assim como Reginaldo Veras (PDT) e Agaciel Maia (PR).

Na conta, 14 deputados votam com Celina e 10 não. Para aprovar a emenda, a presidente da Casa precisa de, no mínimo, 16 nomes. Assim, as negociações ainda correm nos corredores da Câmara.

Agaciel e Joe Valle
Entre os parlamentares está certo que o candidato do governo à Presidência da Casa é Agaciel Maia. O distrital, entretanto, não confirma a intenção de entrar na disputa. “Fico lisonjeado, mas não conheço esta informação. Gosto muito do mandato da presidente Celina, apenas não sou a favor da reeleição”, disse.

O único nome que faria frente a Agaciel  é Joe Valle (PDT). Atualmente na Secretaria do Trabalho Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF (Sedestmidh), Joe poderia abandonar o cargo e voltar à Casa para disputar as eleições. Bom articulador e com trânsito no Executivo, o atual super-secretário não deu indícios de que é pré-candidato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?