População já pode fazer sugestões sobre o modelo de eleições para as administrações regionais
Grupo de trabalho criado pelo GDF para discutir o assunto fará a primeira reunião na segunda-feira (23/11), e os brasilienses podem opinar sobre o tema por meio do telefone 156. Justiça determinou ao Executivo, ainda em 2014, que elaborasse um projeto de lei que preveja votação na escolha dos administradores
atualizado
Compartilhar notícia
Após esticar o prazo determinado pela Justiça — e, em vez de apresentar um projeto de lei, criar um grupo de trabalho para debater o tema —, o Governo do Distrito Federal decidiu colher sugestões da população sobre como realizar as eleições para as administrações regionais.
Quem quiser dar opinião pode ligar para a Ouvidoria do DF, por meio do telefone 156. Além de ser uma promessa de campanha de Rodrigo Rollemberg (PSB), mudar a forma como os administradores são escolhidos é uma determinação judicial. O Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) estabeleceu que o Executivo deve regulamentar o artigo 10 da Lei Orgânica do DF, que prevê a escolha dos gestores.
Nesta sexta (20), durante reunião no Palácio do Buriti, o chefe da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, Sérgio Sampaio, informou que o modelo para eleições de administradores regionais deve contar com a participação popular.
Segundo Sampaio, o GDF estudará o assunto e ouvirá a sociedade interessada. “Vamos propor algo que seja o mais adequado para as regiões administrativas, no sentido de dotá-las de capacidade de responder o mais rapidamente possível às demandas dos cidadãos que ali residem, além de estruturá-las de forma a melhor atender a população”, explicou. Os detalhes desse processo começam a ser definidos na segunda-feira (23), quando o grupo de trabalho fará a primeira reunião.