metropoles.com

MP investiga nepotismo cruzado entre Robério Negreiros e Felipe Maia

“Metrópoles” mostrou que a cunhada do parlamentar tucano está lotada no gabinete do democrata. Já a esposa de Maia atua na Liderança do PSDB na Câmara Legislativa. Promotores deram 10 dias para as duas Casas explicarem situação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Pimentel/Metrópoles
robério negreiros
1 de 1 robério negreiros - Foto: Bruno Pimentel/Metrópoles

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) abriu investigação para apurar a denúncia de nepotismo cruzado entre os deputados distrital Robério Negreiros (PSDB) e o federal Felipe Maia (DEM-RN). O Metrópoles mostrou na terça-feira (26/7) que a cunhada do parlamentar tucano, Mayra Bontempo dos Santos de Negreiros, está lotada no gabinete do democrata. Já a esposa de Maia, Natália Lagreca de Paiva Barbosa Maia, atua na Liderança do PSDB na Câmara Legislativa.

A investigação é conduzida pela 5ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Prodep), responsável por fiscalizar e controlar a legalidade dos atos envolvendo o funcionalismo público do Distrito Federal. Apesar de a investigação ter sido iniciada no MPDFT, como o caso envolve deputado federal, a atuação poderá ser conjunta com o Ministério Público Federal no DF (MPF-DF).

O MPDFT requisitou informações aos presidentes da Câmara Federal, Rodrigo Maia, e da CLDF, Celina Leão, sobre a situação funcional das servidoras comissionadas. O prazo para resposta é de dez dias.

Especialistas em direito público ouvidos pela reportagem afirmaram que a situação configura nepotismo cruzado, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa modalidade de “contratação” ocorre quando um agente público contrata parentes de outro a fim de empregar seus próprios familiares no gabinete do colega.

Critério de afinidade
Para a advogada especialista em direito público Raiane Ferreira Barbosa, as contratações de Mayra e de Natália ferem a lei. Segundo a especialista, a Súmula Vinculante 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), considera nepotismo a contratação de parente até terceiro grau — incluindo cunhados, que entram no critério de afinidade.

O professor de direito constitucional Mamede Said Maia Filho, da Universidade de Brasília (UnB), reforça o entendimento. “É claro que é um caso de nepotismo, mas não se dá na mesma esfera, nem na mesma unidade federativa, pois elas recebem de órgãos diferentes. No entanto, ambas recebem os vencimentos do poder público. É importante que o nepotismo seja trabalhado em todas as esferas. O propósito é coibir o toma lá, dá cá”, diz o especialista.

De acordo com Robério Negreiros, as contratações da mulher de Felipe Maia e da própria cunhada são apenas “uma coincidência”. O parlamentar do DF garante que não tem relação alguma com a contratação de Mayra. O distrital confirmou que conhece o deputado federal, mas disse não ter intimidade com ele. Ressaltou ainda que o caso não configura nepotismo uma vez que não foi ele quem assinou os atos de nomeação nem de redistribuição da servidora.

Questionado sobre a contratação de Mayra Negreiros, o deputado federal Felipe Maia não quis se pronunciar.

Troca-troca 
A esposa de Felipe Maia foi redistribuída em 13 de maio deste ano para a Liderança do PSDB na Câmara Legislativa, depois de ter passado pelo bloco Popular Solidário Social, com salário líquido de R$ 5.166,60. Seguindo o protocolo legislativo, os atos de nomeação e remanejamento da Casa são assinados pela presidente, no caso a distrital Celina Leão (PPS), após indicação dos parlamentares. Como o colegiado não tem sala própria, Natália dá expediente no gabinete do tucano.

Pouco mais de um mês depois da “redistribuição” de Natália, em 23 de junho, Mayra Negreiros passou a atuar no gabinete de Felipe Maia, com ganhos mensais de R$ 7.721,74, já somados os benefícios. Ela é esposa de Gustavo Negreiros, irmão do deputado distrital.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?