Marcos Dantas a um passo de assumir a nova Secretaria das Cidades
O atual secretário de Mobilidade deve deixar a pasta ainda esta semana. Roosevelt Vilela (PSB) será o adjunto das Cidades, prometida pelo GDF desde fevereiro para organizar as 31 administrações e esvaziar as atribuições do vice-governador, Renato Santana
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, vai deixar o cargo. Ele assumirá a Secretaria das Cidades, que está perto de ser formalizada. O suplente do deputado distrital Joe Valle (PDT), Roosevelt Vilela (PSB), será o adjunto da nova pasta, que deve ajudar a organizar e gerir as 31 administrações regionais da capital. Com essa construção, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) consegue fortalecer o núcleo do PSB no governo e ainda tirar poderes do vice-governador Renato Santana (PSD), responsável, hoje, por coordenar essas unidades.
No lugar de Marcos Dantas, assume o secretário adjunto de mobilidade, Fábio Ney Damasceno. Além de enfim conseguir montar a estrutura anunciada em fevereiro, Rollemberg consegue alocar o bombeiro reformado Roosevelt, que ficou sem cargo com o retorno de Joe Valle à CLDF.
No entanto, a iniciativa não deve agradar muito ao ex-distrital. Roosevelt se aposentou como bombeiro para entrar na Câmara Legislativa e defendeu o governador na Casa com afinco. A expectativa era ter o empenho reconhecido com a titularidade de uma secretaria, e não apenas como adjunto.
Nessa manobra política, Rollemberg ainda desagrada ao correligionário Marcos Pacco, que também esperava um cargo mais alto do que o de administrador do Plano Piloto.
Nos bastidores, comenta-se que o PSB pode perder dois nomes para a disputa eleitoral de 2018. Os pessebista Roosevelt e Pacco — que ensaiam, respectivamente, candidaturas à Câmara dos Deputados e à CLDF —, já são sondados por outros partidos.