metropoles.com

Humberto Costa discursa em ato contra impeachment em Brasília

Ele lembrou que 31 de março é a data que marca a tomada do poder pelos militares em 1964

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Estadão Conteúdo
beto costa
1 de 1 beto costa - Foto: Daniel Ferreira/Estadão Conteúdo

O líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), fez, na noite desta quinta-feira (31), um discurso durante manifestação contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em um carro de som em frente ao gramado do Congresso Nacional, ele falou para cerca de 50 mil pessoas e lembrou que 31 de março é a data que marca a tomada do poder pelos militares em 1964. Classificando o processo de impeachment em andamento na Câmara como um golpe, ele afirmou que, para que haja impedimento da presidente, seria necessário um crime de responsabilidade.

Na sua fala, o senador gritou ao público: “A presidente Dilma roubou? A presidente recebeu propina?”. Ao que os manifestantes responderam com gritos de não, ele voltou a chamar o processo de golpe. “Estamos na rua para enterrar essa tentativa. Isso é golpe contra o povo brasileiro, é golpe contra a Constituição. Para que haja impedimento, é preciso crime de responsabilidade”, afirmou.

Em seguida, uma gravação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dizia que de um lado estão os que querem atropelar a democracia e, do outro, os que acreditam nela. A gravação não foi passada integralmente por problemas técnicos que impediram a transmissão. Depois da gravação, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, subiu ao palanque. “Vamos avançar com a reforma agrária, com a reforma tributária. Já avançamos muito e não podemos retroceder”, disse.

“Estamos dizendo que não haverá golpe e haverá reforma agrária. Não haverá golpe e continuaremos a avançar as políticas sociais”, afirmou.  Segundo o último boletim da Secretaria de Segurança Pública do DF, cerca de 50 mil ocupam a Esplanada. Parte desse grupo chegou a Brasília em 370 ônibus disponibilizados pelos movimentos e sindicatos que apoiaram o ato e, até o momento, não houve ocorrência de conflitos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?