GDF pede que manifestantes contra Dilma evitem Esplanada nesta sexta
PT faz ato no Museu da República, a partir das 17h, em defesa do governo e do ex-presidente Lula
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social recomenda que os manifestantes pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff não se reúnam na Esplanada dos Ministérios nesta sexta-feira (18/3). O motivo é que o Partido dos Trabalhadores (PT) convocou uma manifestação no Museu da República às 17h. Para evitar que os dois grupos estejam na mesma área, o que pode resultar em confronto, a pasta pede que os favoráveis ao impeachment escolham outra data ou local para protestar.
Pedido semelhante foi feito no último domingo (13) ao PT, que havia marcado uma mobilização na Torre de TV. A data já havia sido reservada por grupos contrários ao governo para uma grande manifestação na Esplanada dos Ministérios. O comando do partido no DF acatou a determinação da secretaria e remarcou o ato para esta sexta.A possibilidade de confronto é grande. Na quinta (17), os grupos se encontraram na Praça dos Três poderes e houve muita confusão. Uma pessoa foi presa.
O protesto no Distrito Federal contará com a presença de políticos locais do partido. O diretório regional do PT-DF acredita que a população vai aderir ao movimento. “A expectativa é que o ato reúna um bom número de pessoas”, disse o presidente do PT-DF, Roberto Policarpo, ao Metrópoles, sem arriscar a quantidade de manifestantes. “É uma prévia do movimento que estamos organizando para o dia 31 de março”, completou.
O grupo se concentrará às 17h no Museu da República e ainda decide se vai caminhar até o Congresso Nacional. O ex-presidente Lula não participa do evento em Brasília. Ele confirmou presença no protesto marcado para esta tarde em São Paulo, na Avenida Paulista, onde 150 mil pessoas são aguardadas.
No DF, a Polícia Militar está de prontidão desde o domingo, quando 100 mil manifestantes, de acordo com dados da corporação, protestaram contra o governo. Na quarta (16), outro ato reuniu 5,5 mil manifestantes na Esplanada.
A PM pede que as pessoas que forem participar dos protestos não levem objetos cortantes, hastes de madeira, fogos de artifício ou qualquer outro item que possa ameaçar a segurança.