metropoles.com

GDF exonera 27 comissionados e irrita direção local do PDT

Demitidos estavam lotados na Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Agencia do trabalhador
1 de 1 Agencia do trabalhador - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O afastamento político entre o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), e o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) pode explicar a exoneração de 27 comissionados que estavam lotados em agências do Trabalhador e em outras áreas da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh). As indicações da pasta eram do PDT de Joe, que esteve à frente da supersecretaria entre outubro de 2015 e agosto de 2016.

Foram trocados gerentes e assessores das agências de Samambaia, P Sul, Itapoã, Santa Maria, Gama, Guará, Estrutural, São Sebastião, Plano Piloto, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo e Candangolândia. Além deles, deixaram a secretaria assessores especiais e gerentes de outras áreas da Sedestmidh. Para cada exonerado, o governo nomeou um novo comissionado.

As exonerações foram publicadas na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (11/9). Elas ocorrem ao mesmo tempo em que ocorre uma quebra na aliança do PDT com Rollemberg.

O principal motivo seria a movimentação para as eleições de 2018. O partido pretende anunciar a saída da base de apoio do governador para garantir candidatura própria no ano que vem. A aposta política é de que Joe Valle seja o escolhido para uma disputa em lado oposto ao do atual ocupante do Palácio do Buriti.

Gabriel Jabur/Agência Brasília
Joe Valle durante inauguração quando era o titular da supersecretaria do GDF: aliados demitidos nesta segunda-feira

 

A supersecretaria foi criada em 2015 para abranger quatro pastas. Joe deixou a Câmara Legislativa para assumir o cargo de secretário da Sedestmidh e deu ao PDT a maior parte dos cargos disponíveis. Voltou à CLDF em agosto de 2016 de olho na disputa à presidente do Legislativo brasiliense: foi eleito em janeiro deste ano.

Além de Joe, o PDT-DF é representado na CLDF pelo distrital Reginaldo Veras, que tem se posicionado contra o projeto de reforma da previdência proposto pelo Executivo. Entre os exonerados desta segunda, havia comissionados indicados por Veras, especialmente os das agências do Trabalhador.

Sem diálogo
A decisão do governo de dispensar quase 30 indicados pedetistas irritou o comando do partido no DF. O presidente local da legenda, George Michel, disse que nem a sigla nem os comissionados foram avisados das exonerações.

Talvez o governador esteja nos afastando do governo e de uma possível coligação. Demitindo os nossos companheiros, impossibilita até o diálogo.

George Michel, presidente do PDT-DF

Para ele, o comportamento do GDF tem relação direta também com o posicionamento contrário do partido ao projeto de reformulação da Previdência do funcionalismo público distrital. “Fizemos isso (assumir posição contrária ao projeto) porque queremos defender não só o direito do trabalhador como ter uma participação efetiva na elaboração da reforma”, justificou George Michel. Sobre as negociações para 2018, ele primeiro despistou, mas depois resumiu: “Assim como todos os partidos fazem, há contatos políticos (em andamento)”.

A assessoria de imprensa de Joe Valle disse que “nenhuma das exonerações estava relacionada ao deputado”. Também por meio de assessores, Reginaldo Veras disse que o parlamentar não comentaria o assunto.

Procurado, o GDF não havia respondido aos questionamentos do Metrópoles sobre as exonerações até a publicação desta matéria.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?