Distritais criam frente em defesa de apps como o Uber
A iniciativa visa combater lobistas favoráveis à derrubada da proposta de regulamentação do Uber que tramita atualmente na Câmara Legislativa
atualizado
Compartilhar notícia
A pressão de lobistas favoráveis à proibição de aplicativos destinados ao transporte individual de passageiros gerou um contra-ataque dos parlamentares favoráveis à liberação, inclusive das versões mais populares, com a criação de uma frente parlamentar. O grupo, formado por oito distritais, encabeçado pelo relator da proposta do Executivo na Câmara Legislativa que regulamenta o Uber, Professor Israel Batista (PV), tenta buscar apoio na população, baseado em estudos da Universidade de Brasília (UnB).
A UnB, a propósito, será o local de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Utilização de Aplicativos para Transporte Individual de Passageiros, às 9h desta terça-feira (14/6), no Auditório Roberto Salmeron, na Faculdade de Tecnologia.De acordo com o relator da proposta e autor de emendas para que outros aplicativos mais populares, como o Carona Solidária e o Uber X, a frente foi criada para combater o forte lobby dos taxistas dentro da Câmara Legislativa.
“A frente foi criada para que nós não nos intimidemos com o aparente lobby que temos visto em favor dos taxistas dentro da Câmara Legislativa. Pesquisadores da UnB vão endossar nossos argumentos com pesquisas que eles desenvolveram sobre a utilização de aplicativos. Teremos amparo científico”, declarou Professor Israel, que, comemorou a criação de um novo aplicativo pela UnB, o Carona Fone.
A aparente superioridade do número de votos contrários aos aplicativo de transporte mais populares é rebatida pelo relator. Israel Batista explica que provocou os demais deputados para que se posicionassem em relação à matéria, que deve ir ao plenário no próximo dia 21. Oito dos 24 parlamentares assinaram o compromisso a favor dos aplicativos, ficando a proposta a cinco votos de ser aprovada ou derrubada na Casa.
“As conversas estavam ruins em relação aos aplicativos, porque muitos deputados ainda não tinham se posicionado. Mas o fato um terço da Casa ter se posicionado favorável à aprovação da proposta já muda esse panorama”, afirmou o parlamentar. “O lobby estava se mostrando forte, mas agora temos mais força para lutar”.
A lista de deputados que se posicionaram favoráveis é composta pelos distritais Professor Reginaldo Veras (PDT), Chico Leite (Rede), Celina Leão (PPS), Sandra Faraj (SD), Cláudio Abrantes (Rede), Luzia de Paula (PSB) e Roosevelt Vilela (PSB), além do próprio Professor Israel. A Frente recebeu ainda apoio, segundo o relator da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).