metropoles.com

Distritais criam frente em defesa de apps como o Uber

A iniciativa visa combater lobistas favoráveis à derrubada da proposta de regulamentação do Uber que tramita atualmente na Câmara Legislativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Uber empresa de transporte privado, começa a oferecer os serviços em Brasília – Brasília, DF – 26/10/2015
1 de 1 Uber empresa de transporte privado, começa a oferecer os serviços em Brasília – Brasília, DF – 26/10/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A pressão de lobistas favoráveis à proibição de aplicativos destinados ao transporte individual de passageiros gerou um contra-ataque dos parlamentares favoráveis à liberação, inclusive das versões mais populares, com a criação de uma frente parlamentar. O grupo, formado por oito distritais, encabeçado pelo relator da proposta do Executivo na Câmara Legislativa que regulamenta o Uber, Professor Israel Batista (PV), tenta buscar apoio na população, baseado em estudos da Universidade de Brasília (UnB).

A UnB, a propósito, será o local de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Utilização de Aplicativos para Transporte Individual de Passageiros, às 9h desta terça-feira (14/6), no Auditório Roberto Salmeron, na Faculdade de Tecnologia.

De acordo com o relator da proposta e autor de emendas para que outros aplicativos mais populares, como o Carona Solidária e o Uber X, a frente foi criada para combater o forte lobby dos taxistas dentro da Câmara Legislativa.

“A frente foi criada para que nós não nos intimidemos com o aparente lobby que temos visto em favor dos taxistas dentro da Câmara Legislativa. Pesquisadores da UnB vão endossar nossos argumentos com pesquisas que eles desenvolveram sobre a utilização de aplicativos. Teremos amparo científico”, declarou Professor Israel, que, comemorou a criação de um novo aplicativo pela UnB, o Carona Fone.

A aparente superioridade do número de votos contrários aos aplicativo de transporte mais populares é rebatida pelo relator. Israel Batista explica que provocou os demais deputados para que se posicionassem em relação à matéria, que deve ir ao plenário no próximo dia 21. Oito dos 24 parlamentares assinaram o compromisso a favor dos aplicativos, ficando a proposta a cinco votos de ser aprovada ou derrubada na Casa.

“As conversas estavam ruins em relação aos aplicativos, porque muitos deputados ainda não tinham se posicionado. Mas o fato um terço da Casa ter se posicionado favorável à aprovação da proposta já muda esse panorama”, afirmou o parlamentar. “O lobby estava se mostrando forte, mas agora temos mais força para lutar”.

A lista de deputados que se posicionaram favoráveis é composta pelos distritais Professor Reginaldo Veras (PDT), Chico Leite (Rede), Celina Leão (PPS), Sandra Faraj (SD), Cláudio Abrantes (Rede), Luzia de Paula (PSB) e Roosevelt Vilela (PSB), além do próprio Professor Israel. A Frente recebeu ainda apoio, segundo o relator da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?