metropoles.com

Polícia Militar espera a presença de 110 mil manifestantes na Esplanada no domingo (13/3)

O principal ponto de partida dos movimentos contra e pró-Dilma é o Eixo Monumental

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/ABr
protesto
1 de 1 protesto - Foto: Valter Campanato/ABr

O clima tenso entre manifestantes contra e a favor da presidente Dilma Rousseff — conforme pode ser visto tanto nas ruas quanto nas redes sociais — acendeu o alerta da cúpula da segurança pública do Distrito Federal. As recentes acusações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acirraram ainda mais os ânimos e, para não ser pega desprevenida, a Polícia Militar destacou um efetivo preparado para 110 mil pessoas, embora o maior protesto anti-Dilma até agora tenha contado com público de 50 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, em 15 de março de 2015. A PM quer evitar episódios como o de 17 de junho de 2013, quando manifestantes contrários ao governo da petista invadiram a cúpula do Congresso Nacional (foto).

O plano completo só será divulgado nesta sexta (11), mas informações preliminares apontam que ao menos seis protestos já foram mapeados pelas forças de segurança. A maior manifestação promete ser a do grupo do ‘Vem Pra Rua‘. O movimento pede o impeachment da presidente. Eles irão se reunir às 9h, em frente à Biblioteca Nacional de Brasília. Em um evento nacional da organização no Facebook, 259 mil pessoas confirmaram presença. Em outra página que chama para atos contra o governo, em frente ao Museu da República, há confirmação de 768 pessoas.

Pró-Dilma
Manifestantes favoráveis ao Partido dos Trabalhadores (PT) se encontrarão às 8h na Torre de TV. O movimento, que será prestigiado pelo distrital petista Chico Vigilante, é mais tímido. Até a publicação desta matéria, 47 pessoas indicaram que estarão no ato.

De acordo com a PM, como terá grande concentração de manifestantes com posicionamento político divergente, serão montadas barreiras policiais ao longo da Esplanada dos Ministérios. Manifestantes também serão revistados. Objetos pontiagudos, facas e garrafas serão recolhidos. Moradores de Águas Claras organizaram uma carreata para ir aos eventos. O ponto de encontro será na Rua das Figueiras. O grupo deve seguir para a Esplanada dos Ministérios por volta das 9h.

Propaganda
Uma turma formada por famosos convoca o público para as manifestações contra a corrupção previstas para este domingo (13). Entre eles, estão os atores Susana Vieira, Juliana Paes, Marcelo Serrado e Juliano Cazarré. O vídeo foi publicado na página do movimento Vem Pra Rua e, até esta publicação, colecionava 689 mil visualizações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?