metropoles.com

Polícia Civil faz devassa em licitações de 19 administrações regionais

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Investigação apura fraudes em contratos e concorrências no período entre 2012 e 2014

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
decap
1 de 1 decap - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Policiais da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública (Decap) deflagraram uma megaoperação, na manhã desta terça-feira (21/6), em 19 administrações regionais. Desde as 8h, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão. A Polícia Civil investiga contratos e licitações realizadas entre 2012 e 2014, na gestão do petista Agnelo Queiroz à frente governo local. Há indícios de que os processos tenham sido fraudados, inclusive com a participação de empresas fantasmas em eventos e obras.

Malotes com documentos e computadores foram encaminhados à sede da especializada. “São contratos com construtoras, com empresas de eventos e serviços em geral. Muitos já foram alvo de sindicância. O que nos chamou a atenção é que uma pessoa, por exemplo, aparece como o dono de mais de duas empresas diferentes”, disse ao Metrópoles o delegado-chefe da Decap, Alexandre Linhares.

Segundo Linhares, um dos indícios de que há irregularidade é que as empresas vencedoras dos contratos tinham ligação com sócios de empresas concorrentes. Na opinião dele, isso pode indicar que as concorrentes eram fantasmas e que, na verdade, não havia concorrência

Nesta fase da investigação, ninguém foi intimado a depor. Os valores dos contratos ainda não foram divulgados. A ação policial foi batizada de Apate, um deus grego conhecido por ser o pai do engano e da fraude.

Entre os alvos estão as administrações do Núcleo Bandeirante, Águas Claras, Recanto das Emas, Taguatinga, Cruzeiro, Ceilândia e São Sebastião.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?