Redução da pressão da água começa nesta segunda (30/1) pela Asa Norte
Nos próximos dias, redução chegará em todo o Plano Piloto e na maioria das áreas abastecidas pelo reservatório de Santa Maria/Torto
atualizado
Compartilhar notícia
A partir desta segunda-feira (30/1), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) começa a reduzir a pressão da água nas cidades abastecidas pelo reservatório de Santa Maria. A primeira região a ser atingida pela medida é a Asa Norte.
Nesses primeiros dias, os técnicos da Caesb farão os ajustes de válvulas e registros da região. Na quinta-feira (2/2), a redução será iniciada na Asa Sul, Noroeste e no Sudoeste. A maioria das cidades e regiões abastecidas pelo Santa Maria terão a pressão da água diminuída até 17 de fevereiro (veja o cronograma abaixo).No entanto, algumas localidades abastecidas diretamente por esse reservatório não sofrerão, por agora, a redução de pressão. São elas: Cruzeiro, Octogonal, SIA, SCIA, SMU, Cidade Estrutural, Varjão, Taquari e Jardins Mangueiral.
Com a redução na pressão dos canos, a água sairá das torneiras com menos força. Não há um prazo determinado para que o sistema volte ao normal. A diminuição irá durar até que a Caesb considere “o nível do reservatório com condição de oferecer segurança para o abastecimento”. A meta da companhia é diminuir entre 3% e 5% no consumo. Se o valor não for atingido, o racionamento pode ser adotado.
Cidades que serão afetadas com a redução da pressão da água:
30/1 – Asa Norte
02/2 – Asa Sul, Noroeste e Sudoeste
06/2 –Lago Norte
09/2 – Lago Sul
13/2 – Jardim Botânico
15/2 – Paranoá, Itapoã e Setor de Mansões do Lago Norte
17/2 – SOF-Sul, Condomínio Park Sul Prime Residence e Living Superquadra Park Sul
Demais medidas
Essa é a pior crise hídrica da história do Distrito Federal. Tentando reduzir o consumo de água, a Caesb adotou, em outubro do ano passado, a cobrança da tarifa extra para quem gastar muito e diminuiu a pressão da rede em outras regiões do DF. Com isso, o brasiliense deixou de consumir 9,2% de água.
Já no início deste ano, o abastecimento começou a ser suspenso por até 24 horas por semana para cerca de 1,8 milhão de moradores de cidades abastecidas pelo Descoberto, entre elas, Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Samambaia, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Park Way, Guará e Candangolândia.