metropoles.com

Nova fase do racionamento de água começa por Lago Norte e J. Botânico

Varjão e Granja do Torto também serão atingidos na segunda-feira (27/2). Apesar das chuvas, reservatórios não alcançaram nível esperado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
racionamento, água
1 de 1 racionamento, água - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O racionamento nas cidades abastecidas pelo sistema Santa Maria/Torto vai começar na segunda-feira (27/2) pelo Lago Norte, Varjão, Granja do Torto e parte dos condomínios do Jardim Botânico. O revezamento funcionará com um dia sem abastecimento (a partir das 8h), dois dias para religar e estabilizar o sistema e três de situação normalizada. Será o mesmo método aplicado nas regiões que recebem água da Barragem do Descoberto.

As demais regiões atingidas pela segunda fase do rodízio serão Asa Norte, Asa Sul, Noroeste, Sudoeste, Lago Sul, Paranoá, Itapoã, SOF-Sul, Condomínio Park Sul Prime Residence e Living Superquadra Park Sul, seguindo o cronograma divulgado pela Caesb nesta quarta (22). Ao todo, 557 mil pessoas serão atingidas. Confira as datas no final da reportagem.

Permanecerão abastecidos os setores hospitalar Sul e Norte, além de hospitais públicos. Ministérios, palácios, tribunais e outros órgãos públicos federais da Praça dos Três Poderes e da Esplanada dos Ministérios também estão fora do racionamento. Já as embaixadas e representações diplomáticas entrarão no rodízio.

A medida foi adotada depois que a  Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) decidiu restringir a quantidade de água captada pela Caesb nos principais reservatórios da cidade.  No caso do sistema Torto/Santa Maria, cujos moradores foram afetados até agora apenas com a redução de pressão da água, a captação será reduzida para 500 litros por segundo.

A Adasa destaca que o racionamento de água não tem data para acabar no Distrito Federal. Segundo a agência, o volume do Reservatório do Descoberto deve variar entre 50% e 75% em maio, próximo ao período de seca, distante da média histórica, de 80%.

Foto: Tony Winston/Agência Brasília
O anúncio foi feito pelo presidente da Caesb, Maurício Luduvice

 

Essa é a pior crise hídrica da história do Distrito Federal. Tentando reduzir o consumo de água, a Caesb adotou, em outubro do ano passado, a cobrança da tarifa extra para quem gastar muito e diminuiu a pressão da rede em outras regiões do DF.

Desde o início da cobrança da tarifa de contingência foram arrecadados R$ 9,6 milhões — que ainda estão parados à espera de regulamentação do uso. Os recursos só podem ser gastos com a crise hídrica, mas não há detalhamento. Cabe à Adasa publicar uma normatização, o que deve ocorrer apenas nos próximos dias.

Descoberto
O racionamento de água entrou em vigor no DF no dia 16 de janeiro. Os primeiros atingidos foram 1,8 milhão de brasilienses abastecidos pelo reservatório do Rio Descoberto. Os cortes afetam moradores de Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Samambaia, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Park Way, Guará e Candangolândia.

Nesta terça (21), o nível total de água do Descoberto chegou a 37,6% e o de Santa Maria, a 45%. Em crescimento a partir do início de fevereiro, este é o maior índice alcançado desde novembro do ano passado. Apesar da alta, o nível ainda é considerado preocupante.

Captação reduzida
No Descoberto, a determinação é de que o volume drenado caia quase pela metade. No Santa Maria/Torto, a captação terá que ser duas vezes menor. Segundo o órgão, o nível dos reservatórios aumentou, mas não na quantidade esperada. Além disso, a economia de cerca de 14% no consumo não foi suficiente para garantir o abastecimento este ano.

No caso do reservatório do Rio Descoberto, a vazão média mensal captada pela Caesb será limitada a 3,5 metros cúbicos por segundo. O sistema é responsável pelo abastecimento de 60% da população do DF, que já enfrenta o rodízio de água a cada seis dias.

Cronograma:
27 de fevereiro (segunda-feira)

Interrupção: Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Lotes de 1 a 13 do Trecho 13), Varjão, Granja do Torto, Saan, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda (RCG) e Condomínios do Jardim Botânico (San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Jardins do Lago, Condomínio Lago Sul, Mansões Califórnia, Estância Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul e Ville de Montagne)

28 de fevereiro (terça-feira)

Interrupção: Asa Norte e Noroeste

Religação e estabilização: Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Lotes de 1 a 13 do Trecho 13), Varjão, Granja do Torto, Saan, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda (RCG) e Condomínios do Jardim Botânico (San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Jardins do Lago, Condomínio Lago Sul, Mansões Califórnia, Estância Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul e Ville de Montagne)

1º de março (quarta-feira)

Interrupção: Lago Sul (QLs 10 a 28, QIs 17 a 29 e QI 13, Conjuntos 1 a 3), Setor de Mansões Dom Bosco, Setor Habitacional Dom Bosco, Condomínio Privê Morada Sul, Paranoá, Itapoã, Lago Norte (apenas SMILIN, Trecho 13, Lotes de 1 a 13), Taquari, Condomínio RK, Império dos Nobres

Religação e estabilização: Asa Norte, Noroeste, Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Lotes de 1 a 13 do Trecho 13), Varjão, Granja do Torto, Saan, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda (RCG) e Condomínios do Jardim Botânico (San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Jardins do Lago, Condomínio Lago Sul, Mansões Califórnia, Estância Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul e Ville de Montagne)

2 de março (quinta-feira)

Interrupção: Asa Sul, Lago Sul (QLs 2 a 8, QIs 1 a 15, exceto QI 13, Conjuntos de 1 a 3) e Jardins Mangueiral

Religação e estabilização: Asa Norte, Noroeste, Lago Sul (QLs 10 a 28, QIs 17 a 29 e QI 13, Conjuntos 1 a 3), Setor de Mansões Dom Bosco, Setor Habitacional Dom Bosco, Condomínio Privê Morada Sul, Paranoá, Itapoã, Lago Norte (SMILIN, Trecho 13, lotes de 1 a 13), Taquari, Condomínio RK, Império dos Nobres

3 de março (sexta-feira)

Interrupção: Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro Novo, Setor de Indústrias Gráficas, Setor de Garagens Oficiais, Praça Municipal, Setor de Administração Municipal, Setor de Divulgação Cultural, Esplanada da Torre, Setor de Recreação Pública Norte e Condomínios do Jardim Botânico (Jardim Botânico III e IV, Quintas do Sol, Quintas Bela Vista, Quintas Interlagos, Morada de Deus, Quatro Estações, Máxximo Gardem, Belvedere Green, Chácaras Itaipu (exceto 80 a 84), Quintas Itaipu, Jardim da Serra e Solar da Serra)

Religação e estabilização: Asa Sul, Lago Sul, Jardins Mangueiral, Setor de Mansões Dom Bosco, Setor Habitacional Dom Bosco, Condomínio Privê Morada Sul, Paranoá, Itapoã, Lago Norte (SMILIN, Trecho 13, Lotes de 1 a 13), Taquari, Condomínio RK, Império dos Nobres

4 de março (sábado)

Interrupção: Estrutural, Cruzeiro Velho, Park Sul, SOF Sul, Setor Militar Urbano, SIA, Scia, STRC, SIN, SGCV, SMAS, SPO e Condomínios do Jardim Botânico (Verde, Chácaras Itaipu (de 80 a 84) e Ouro Vermelho I e II)

Religação e estabilização: Asa Sul, Lago Sul (QLs 2 a 8, QIs 1 a 15, exceto QI 13, Conjuntos de 1 a 3), Jardins Mangueiral, Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro Novo, Setor de Indústrias Gráficas, Setor de Garagens Oficiais, Praça Municipal, Setor de Administração Municipal, Setor de Divulgação Cultural, Esplanada da Torre, Setor de Recreação Pública Norte e Condomínios do Jardim Botânico (Jardim Botânico III e IV, Quintas do Sol, Quintas Bela Vista, Quintas Interlagos, Morada de Deus, Quatro Estações, Máxximo Garden, Belvedere Green, Chácaras Itaipu (exceto 80 a 84), Quintas Itaipu, Jardim da Serra e Solar da Serra)

5 de março (domingo)

Interrupção: Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Lotes de 1 a 13 do Trecho 13), Varjão, Granja do Torto, Saan, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda-RCG e Condomínios do Jardim Botânico (San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Jardins do Lago, Condomínio Lago Sul, Mansões Califórnia, Estância Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul e Ville de Montagne)

Religação e estabilização:  Estrutural, Cruzeiro Velho, Park Sul, SOF Sul, Setor Militar Urbano, SIA, Scia, STRC, SIN, SGCV, SMAS, SPO e Condomínios do Jardim Botânico (Verde, Chácaras Itaipu (de 80 a 84) e Ouro Vermelho I e II, Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro Novo, Setor de Indústrias Gráficas, Setor de Garagens Oficiais, Praça Municipal, Setor de Administração Municipal, Setor de Divulgação Cultural, Esplanada da Torre, Setor de Recreação Pública Norte e Condomínios do Jardim Botânico (Jardim Botânico III e IV, Quintas do Sol, Quintas Bela Vista, Quintas Interlagos, Morada de Deus, Quatro Estações, Máxximo Garden, Belvedere Green, Chácaras Itaipu (exceto 80 a 84), Quintas Itaipu, Jardim da Serra e Solar da Serra)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?