metropoles.com

Detran tem 90 dias para liberar depósito de carros na Asa Norte

Ibram autua o Departamento de Trânsito a desocupar a área próxima do autódromo, que integra a unidade de conservação do Parque Burle Marx. Segundo denúncia feita ao MPDFT, carros abandonados têm materiais que agridem o meio ambiente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
deposito detran
1 de 1 deposito detran - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O depósito de veículos do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) próximo ao Autódromo Internacional Nelson Piquet, na Asa Norte, pode estar com os dias contados. O órgão foi autuado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) nesta sexta-feira (20/5) por ocupação irregular da área, que integra o Parque Ecológico Burle Marx e, portanto, trata-se de uma unidade de conservação. Segundo o auditor João Cardoso, “o Detran foi advertido a retirar veículos, equipamentos e instalações no prazo de 90 dias, sob pena de ser aplicada multa diária ao departamento”.

A autuação foi motivada após o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pedir, em ofício enviado ao Ibram em 14 de setembro de 2015, que fossem adotadas “providências cabíveis” em relação à área. O MPDFT recomenda que seja apurada a “prática de atos lesivos ao patrimônio ambiental e cultura”. A solicitação do MPDFT ocorreu após um cidadão acionar a Ouvidoria do órgão para reclamar da situação.

2 imagens
1 de 2

Michael Melo/Metrópoles
2 de 2

Michael Melo/Metrópoles

 

Material tóxico
A denúncia feita ao MPDFT afirma que “o espaço encontra-se com evidente impacto negativo ambiental” e que há centenas de “veículos se deteriorando a céu aberto, com contaminação do solo” sem nenhum tipo de controle. O documento ainda alerta que os automóveis têm “elementos altamente tóxicos, como metais pesados provenientes das baterias e de outras peças dos carros (chumbo, cádmio, níquel, mercúrio, fluidos lubrificantes, hidráulicos e de ar-condicionado), além de grande volume de vidros estilhaçados, borrachas e outros materiais não biodegradáveis”.

Ao Metrópoles, o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Silvain Fonseca, disse que ainda não recebeu a notificação, mas apontou que o órgão está no local há 40 anos.

O terreno é nosso. Temos um compromisso com o GDF. Semanalmente, o depósito é controlado pela Vigilância de Saúde

Silvain Fonseca, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran

Fonseca ainda informou que, em 6 de junho, ocorrerá o terceiro leilão de veículos do ano e que, com as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, a quantidade de carros parados nos pátios será bem menor. Segundo o diretor, atualmente, os depósitos do Detran no DF abrigam 3,5 mil veículos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?