Detran tem 90 dias para liberar depósito de carros na Asa Norte
Ibram autua o Departamento de Trânsito a desocupar a área próxima do autódromo, que integra a unidade de conservação do Parque Burle Marx. Segundo denúncia feita ao MPDFT, carros abandonados têm materiais que agridem o meio ambiente
atualizado
Compartilhar notícia
O depósito de veículos do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) próximo ao Autódromo Internacional Nelson Piquet, na Asa Norte, pode estar com os dias contados. O órgão foi autuado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) nesta sexta-feira (20/5) por ocupação irregular da área, que integra o Parque Ecológico Burle Marx e, portanto, trata-se de uma unidade de conservação. Segundo o auditor João Cardoso, “o Detran foi advertido a retirar veículos, equipamentos e instalações no prazo de 90 dias, sob pena de ser aplicada multa diária ao departamento”.
A autuação foi motivada após o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pedir, em ofício enviado ao Ibram em 14 de setembro de 2015, que fossem adotadas “providências cabíveis” em relação à área. O MPDFT recomenda que seja apurada a “prática de atos lesivos ao patrimônio ambiental e cultura”. A solicitação do MPDFT ocorreu após um cidadão acionar a Ouvidoria do órgão para reclamar da situação.
Material tóxico
A denúncia feita ao MPDFT afirma que “o espaço encontra-se com evidente impacto negativo ambiental” e que há centenas de “veículos se deteriorando a céu aberto, com contaminação do solo” sem nenhum tipo de controle. O documento ainda alerta que os automóveis têm “elementos altamente tóxicos, como metais pesados provenientes das baterias e de outras peças dos carros (chumbo, cádmio, níquel, mercúrio, fluidos lubrificantes, hidráulicos e de ar-condicionado), além de grande volume de vidros estilhaçados, borrachas e outros materiais não biodegradáveis”.
Ao Metrópoles, o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Silvain Fonseca, disse que ainda não recebeu a notificação, mas apontou que o órgão está no local há 40 anos.
O terreno é nosso. Temos um compromisso com o GDF. Semanalmente, o depósito é controlado pela Vigilância de Saúde
Silvain Fonseca, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran
Fonseca ainda informou que, em 6 de junho, ocorrerá o terceiro leilão de veículos do ano e que, com as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, a quantidade de carros parados nos pátios será bem menor. Segundo o diretor, atualmente, os depósitos do Detran no DF abrigam 3,5 mil veículos.