metropoles.com

Manifestantes protestam a favor do governo em Brasília e no Brasil

Além do Distrito Federal, outros 26 estados registram atos pró-PT, Lula e Dilma Rousseff

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Contra Lula
1 de 1 Contra Lula - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Pelo terceiro dia consecutivo, o país foi palco de protestos. Ao contrário de quarta (16/3) e quinta-feira (17), quando a tônica foram os atos contra o governo federal — com palavras de ordem voltadas à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva —, nesta sexta (18), as mobilizações apoiaram os petistas.

Em Brasília, cerca de 6 mil manifestantes, de acordo com a Polícia Militar, partiram do Museu Nacional em direção ao Congresso Nacional pela via S1. Todas as faixas do Eixo Monumental foram bloqueadas. Os organizadores do protesto, no entanto, disseram que o ato reuniu 50 mil pessoas.

Em São Paulo, segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), 500 mil militantes ocuparam a Avenida Paulista. O Datafolha, contudo, informa que foram 95 mil.

Um efetivo de 1,7 mil policiais militares foi acionado na capital. Frente Brasil Popular, CUT e mais de 60 entidades organizaram o ato em Brasília. Rodrigo Rodrigues, secretário-geral da CUT Brasília, afirmou no início do protesto: “Estamos aqui em defesa da democracia, da legitimidade do Governo democrático eleito e pelas pautas da classe trabalhadora”.

Os manifestantes projetaram na cúpula do Museu Nacional e no Palácio do Itamaraty as frase “não vai ter golpe”, “em defesa da democracia” e “31 de março na rua de novo”. O secretário-geral do PSOL-DF, Fábio Felix, discursou no carro de som e apontou a necessidade de que o protesto também seja um ato de autocrítica.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) fez um discurso fervoroso. Ela comentou sobre os direitos adquiridos pelas mulheres, as domésticas e os universitários durante os governos de Lula e de Dilma. “Não vamos deixar arrancar o sonho do povo brasileiro. Nós temos história na construção da democracia. Essas bandeiras verde e amarela não pertencem aos coxinhas”.

Por volta das 21h30, os manifestantes começaram a deixar a Esplanda. A PM divulgou que não houve conflitos. No início do ato, a corporação apreendeu facões e foices. “O instrumento de trabalho do MST é a foice. Já está combinado que a polícia vai devolvê-los no término da manifestação”, esclareceram os representantes do ato no carro de som.

Veja como foi o protesto: 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?