metropoles.com

Maio amarelo começa com campanhas de conscientização no Trânsito

A intenção do governo é reduzir o número de mortes e de acidentes nas vias do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Araújo/Agência Brasília
transito 2
1 de 1 transito 2 - Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A bancária Elen Caroline Castro, 29 anos, acredita que a educação no trânsito pode salvar vidas. “Quando as pessoas são conscientizadas e seguem as leis, o número de acidentes tende a reduzir”, destaca a moradora da Asa Norte, habilitada como motorista há nove anos. Ela visitou, na manhã deste domingo (1º), no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o estande montado pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal, na altura do estacionamento 13, durante a abertura oficial da Campanha Maio Amarelo, em Brasília.

O evento teve diversas atividades tanto para adultos quanto para crianças. Quinze agentes e 50 recreadores se revezaram nas apresentações culturais e lúdicas, nos jogos educativos e nas abordagens. Cerca de cinco mil kits com material informativo foram distribuídos.

O helicóptero do departamento ficou à disposição para quem quisesse conhecer, além dos equipamentos usados no cotidiano das equipes. “Nosso objetivo é chamar a atenção tanto dos adultos, quanto das crianças, que são pedestres e serão futuros condutores”, destacou a diretora de Educação de Trânsito do Detran, Gláucia Simões. “A sociedade precisa se conscientizar da necessidade de reduzirmos o número de acidentes e zerarmos a quantidade de mortes”, completou.

O Maio Amarelo envolve a participação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar e da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, além do Detran. A campanha é uma parceria da sociedade civil com o poder público.

Durante todo o mês, o Palácio do Buriti, o Congresso Nacional, a Ponte JK, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Planalto, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e a caixa d’água de Ceilândia ficarão iluminados de amarelo, em alusão ao significado da cor nos semáforos: atenção. O objetivo é alertar a população para a importância de seguir o Código de Trânsito Brasileiro.

De acordo com o departamento, a escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da Organização das Nações Unidas, quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado neste mês, no mundo todo. No decorrer do mês, as instituições envolvidas promoverão ações educativas e abordagens para ressaltar o tema. O Detran destacou as “invasões” como uma das principais atividades. Equipes da autarquia entrarão de surpresa em instituições públicas e privadas abordando trabalhadores e distribuindo material informativo sobre a campanha. Tudo previamente autorizado pelas chefias dos órgãos.

Ciclistas

Durante o mês, o Detran dedicará ainda atenção especial ao ciclista. No dia 8, será lançada uma campanha na mídia que se estenderá por 40 dias. As peças publicitárias abordarão o respeito no compartilhamento de vias e a importância de dar preferência ao ciclista. Está previsto para o dia 29 um passeio ciclístico na Floresta Nacional de Brasília.

Para a segurança no trânsito e a redução de acidentes, o Detran enfatizará em suas campanhas direitos e deveres dos ciclistas. Recomendará que eles respeitem a sinalização, a faixa de pedestre, que parem nos semáforos e redobrem a atenção nos cruzamentos. Eles também serão alertados sobre a utilização correta de equipamentos de segurança como campainha, capacete e sinalização noturna e serão orientados a trafegar no sentido da via.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?