metropoles.com

Maus-tratos. Ministério Público questiona lei que permite a realização de vaquejadas no DF

Projeto chegou a ser vetado pelo governador Rodrigo Rollemberg, mas foi mantido pela Câmara Legislativa e entrou em vigor no início deste mês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vaquejadanet/Reprodução
Vaquejada
1 de 1 Vaquejada - Foto: Vaquejadanet/Reprodução

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) questionou na Justiça a Lei Distrital 5.579/2015, que reconhece a vaquejada como modalidade esportiva no DF. A norma, de autoria do deputado distrital Juarezão (PRTB-DF), foi publicada no Diário Oficial do DF no início deste mês. O projeto chegou a ser vetado pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), mas foi mantido pela Câmara Legislativa do DF.

A Procuradoria-Geral de Justiça pede que o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) declare a lei inconstitucional, pois estaria em desacordo com o artigo 296 da Lei Orgânica do DF, que proíbe práticas cruéis contra animais.

Em outubro do ano ano passado, o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal havia declarada ilegal a realização de vaquejadas em todo o DF. O magistrado apontou os maus-tratos sofridos pelos animais como justificativa para a decisão. A Justiça também havia definido multa de R$ 100 mil para quem descumprisse a determinação.

A vaquejada é uma prática na qual dois vaqueiros, montados em cavalos, tentam derrubar um boi puxando-o pelo rabo. Segundo a ação do Ministério Público, frequentemente são noticiados casos de crueldade contra os animais envolvidos, que são confinados e açoitados.

O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão anterior, referente à briga de galos e à denominada “farra do boi”, também reconheceu que práticas cruéis contra animais são inconstitucionais, mesmo quando sejam realizadas como manifestação da cultura regional. Com informações do MPDFT.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?