HUB realiza segundo casamento de paciente em menos de uma semana
Shirley Muniz Luso disse sim ao companheiro Alexandro Carvalho Garcia nesta quinta (28/4)
atualizado
Compartilhar notícia
Em menos de uma semana, outra paciente com câncer internada no Hospital Universitário de Brasília (HUB) realizou o sonho de se casar. Shirley Jeany Muniz Luso, de 40 anos, disse sim ao companheiro Alexandro Carvalho Garcia, 40, na manhã desta quinta-feira (28/4). O casal já vive junto há 20 anos e tem três filhos. Com a doença no cérebro diagnosticada há oito meses, a família se mudou do Maranhão para Brasília em busca de tratamento.
O noivo estava nervoso antes da cerimônia, numa mistura de felicidade e ansiedade para ver a companheira. “Hoje é um dia alegria”, disse. Muito emocionada, Shirley entrou acompanhada do filho mais velho, de 16 anos. À caçula, de quatro anos, coube levar as alianças.Com um vestido branco longo e os cabelos soltos, a noiva brilhava com a purpurina espalhada pelo corpo, encantando os cerca de 50 convidados. A previsão é que a lua de mel seja em casa, já que a paciente terá alta amanhã, depois de passar por 25 sessões de radioterapia. Ao final da cerimônia, Shirley surpreendeu. “Sei que a tradição é jogar, mas gostaria de oferecer o buquê para minha irmã, para que, quando eu me for, as flores continuem florescendo na vida dela.”
A comerciante Doralice Vasconcelos, 57 anos, acompanhava o marido que esperava por uma consulta no hospital quando viu a movimentação do casamento: “É emocionante e inspirador. Precisamos sempre buscar realizar nossos sonhos e aproveitar cada momento”. Romildo da Costa trabalha com o noivo em uma empresa de extintores e foi uniformizado para a cerimônia. Conseguiu um tempinho para acompanhar o momento especial na vida do colega. “Ele é completamente apaixonado por ela. Faz tudo para vê-la bem. Ficou muito animado com o casamento, chamou todos da firma”, explicou.
Associação
A cerimônia ocorreu com o apoio de familiares, da Associação de Voluntários do HUB (AVHUB) e de colaboradores do hospital, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Nelma Freire, presidente da AVHUB, contou que o pedido para o casamento partiu da própria noiva. “Ela viu o casamento que teve aqui na última semana e nos revelou que tinha o sonho de casar. Ela estava muito ansiosa e ficou deslumbrante”, disse
O vestido da noiva e das damas de honra, a maquiagem, a decoração e o músico ficaram por conta da associação, que também já realizou batizado e chá de bebê no hospital. “Não somos fábrica de sonhos, mas tentamos fazer a vontade dos pacientes”, relata a voluntária Maria de Lourdes Lima, conhecida como Lurdinha.
Na última sexta (22), Lidiane Regina Viana dos Santos, 32 anos, se casou na mesma capela. Na segunda (25), a paciente que tinha câncer no útero e atingiu o pulmão não resistiu e morreu.