metropoles.com

Grupo quer nome de Costa e Silva de volta à ponte do Lago Sul

Manifestantes alegam falta de debate na troca da placa para Honestino Guimarães. Eles afirmam ter entrado na Justiça contra a mudança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Luiz/Metrópoles
IMG_7888
1 de 1 IMG_7888 - Foto: Gabriel Luiz/Metrópoles

Um grupo se reuniu na tarde deste sábado (3/10) em frente à ponte Honestino Guimarães em protesto contra a mudança no nome da estrutura. Os manifestantes levaram faixas, cartazes e chegaram a cobrir a placa da ponte com o nome antigo. Eles querem que ela volte a se chamar Costa e Silva, marechal que comandou o Brasil durante a ditadura militar.

Em agosto, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) sancionou uma lei proposta pelo distrital Ricardo Vale (PT), que sugeria o fim da homenagem ao marechal Artur da Costa e Silva. A mudança prestigia o ex-líder estudantil Honestino Guimarães, que foi aluno da Universidade de Brasília (UnB) e desapareceu em 1972 após ser preso pela sexta vez no Rio de Janeiro.

Gabriel Luiz/Metrópoles
Manifestantes em protesto na Ponte Honestino Guimarães

O protesto desta quinta não é a favor da ditadura, defenderam os manifestantes. “O nome foi trocado sem seguir os trâmites legais. Não houve audiência pública”, alegou o servidor público aposentado Stelson Ponce. “É um ato contra o governador”, completou a advogada Dênia Magalhães.

Para ela, a ponte deveria levar o nome de alguma planta ou de um animal do Cerrado – e não o de Guimarães, que ela diz não ter relevância. “Tem de ouvir a população. Não importa se é um comunista ou um general.”

Cerca de 20 pessoas participaram do ato. Elas informaram ter entrado na Justiça nesta quinta-feira (1º/10) para pedir a anulação da lei que alterou o nome da ponte.

De acordo com a Polícia Militar, foi um protesto pacífico. A corporação foi chamada após a denúncia de que o grupo estava pichando a ponte. O que não se confirmou.

Em nota, o GDF disse reconhecer a legitimidade das manifestações, como instrumento da democracia. “A alteração do nome é resultado de um projeto de lei oriundo da Câmara Legislativa que tem legitimidade para propor esse tipo de alteração”.

Estrutura
Planejada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1976, a ponte Costa e Silva tem 400 metros de extensão. Ela liga a L4 Sul à quadra QI 10 do Lago Sul. É uma das três pontes que atravessam o Lago Paranoá. As duas outras são as pontes das Garças e a JK.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?