metropoles.com

Grupo pede doações a jovem que saltou de prédio em Taguatinga

Associação de mulheres tenta custear cirurgia para que Samara Felipe, agredida pelo namorado, Thiago Dantas, volte a andar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Youtube
samara reproducao
1 de 1 samara reproducao - Foto: Reprodução/Youtube

Um grupo de mulheres se mobilizou para prestar apoio à Samara de Oliveira Felipe, 23 anos, jovem que saltou do prédio onde mora, em Taguatinga, para escapar da fúria do namorado que a espancou violentamente. Samara está internada no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) desde a segunda-feira (29/5), quando ocorreu o caso.

O pedido de ajuda financeira, organizado pelo grupo Kazamigas, tem o objetivo de acelerar e viabilizar a cirurgia da comerciária, procedimento que a família não tem condições de arcar. Samara necessita de uma operação nos pés para recuperar a sua locomoção, que, no momento, está comprometida.

A Secretaria de Saúde informou que a paciente “segue internada, está sendo medicada e avaliada pela equipe médica do HRT e, quando possível, definirá a conduta médica a ser adotada”.

No domingo (4), a família de Samara divulgou vídeo (assista abaixo) em que ela pede para ser transferida do HRT e operada o quanto antes na esperança de “voltar a andar”. O grupo Kazamigas busca uma vaga em outras unidades hospitalares, além de arrecadar fundos para custear a cirurgia.

 

11 imagens
Caso ocorreu no Pistão Sul, em Taguatinga
Jovem saltou de uma altura de aproximadamente 12 metros
Casal morava há um ano no prédio localizado na CSE 04, em Taguatinga
Vizinhos da jovem ficaram chocados com o caso
Thiago teria jogado água na jovem após ela pular do prédio
1 de 11

Grupo Kazamigas pede ajuda financeira para viabilizar cirurgia de Samara Felipe

Divulgação
2 de 11

Caso ocorreu no Pistão Sul, em Taguatinga

3 de 11

Jovem saltou de uma altura de aproximadamente 12 metros

4 de 11

Casal morava há um ano no prédio localizado na CSE 04, em Taguatinga

5 de 11

Vizinhos da jovem ficaram chocados com o caso

6 de 11

Thiago teria jogado água na jovem após ela pular do prédio

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 11

Irmã de jovem que pulou de prédio registrou o relato em vídeo

Reprodução
8 de 11

Pés da jovem ficaram bastante machucados após saltar do quarto andar

Reprodução
9 de 11

Relatos são fortes no vídeo feito pela irmã da vítima

Reprodução
10 de 11

Pés de Samara apresentaram grande inchaço após a queda

11 de 11

Jovem segue internada no HRT


Delegado comenta o caso
Delegado da 21ª DP e responsável pela condução da investigação, Raimundo Vanderly Alves de Melo disse ao Metrópoles que o resultado do inquérito será divulgado até o fim de junho, obedecendo o prazo legal de 30 dias. Vanderly comentou que os depoimentos da vítima e do acusado, Thiago Dantas, não apresentaram contradições.

Durante o inquérito, Dantas  responderá em liberdade após ter pago fiança no valor de R$ 2 mil. Ele foi enquadrado na Lei Maria da Penha e também será julgado por injúria, ameaça e lesão corporal.

O delegado explica que a fiança é arbitrada “dentro do parâmetro que é conveniente e dependendo da gravidade do ocorrido”. Nesses casos, o acusado responde em liberdade e o valor é depositado em uma conta aberta em um banco público. Caso ele seja inocentado, recebe o dinheiro de volta. Se condenado, o juiz responsável determina a destinação do valor.

As mulheres devem denunciar. Não aceitem qualquer ato que possa ser interpretado como violência. Começa assim, do pequeno [ato de violência] e depois toma proporções maiores

Raimundo Vanderly Alves de Melo, delegado da 21ª Delegacia de Polícia

A Lei Maria da Penha estabelece medidas protetivas para vítimas de violência. Dentre elas estão o afastamento do lar por parte do agressor, o impedimento de visitas do acusado ao trabalho da vítima, a restrição de ligações telefônicas à sofrente, entre outros. Os itens são marcados pela própria vítima no momento do depoimento, dentro dos previstos em um formulário, e ratificados ou não pela justiça. O descumprimento pode levar até a prisão do acusado.

Assista ao vídeo com o apelo de Samara:

O crime
Segundo relatos de amigos e familiares, Thiago Dantas assistia a filmes pornô no computador quando viu uma atriz que se parecia com a namorada. Samara estava dormindo e foi acordada com tapas e socos do companheiro.

Os golpes foram tão fortes que teriam ferido o tímpano da vítima. Ele também usou uma faca para ameaçá-la. Temendo morrer, a jovem saltou pela janela do apartamento, no 4º andar. Mas Thiago desceu atrás dela e continuou agredindo e ameaçando a jovem. Ele foi contido pelos moradores, que também socorreram a vítima.

Estatísticas alarmantes
Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que, em 2016, foram registrados 19 feminicídios e 17 tentativas em todo o Distrito Federal. As 19 mortes representam 3,20% do total de homicídios ocorridos na capital no ano passado.

Números do Mapa da Violência de 2015 revelam que o Brasil está entre os países com maior índice de assassinatos de mulheres. A taxa de 4,8 crimes a cada 100 mil mulheres coloca o país na triste 5ª posição no ranking de 83 países com maior número de casos de feminicídio.

Conta para ajudar Samara Felipe – SOS Samara

Banco BRB
Samara de Oliveira Felipe
CPF: 042.249.971-42
Banco BRB 070
Agência: 0252
Conta Corrente: 252.012895-4
Faixa de depósito – 01

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?