GDF inicia processo de licitação para contratar vigilantes
A contratação dos profissionais vai suprir as demandas de 65 órgãos e substituir os contratos emergenciais firmados ao longo de 2016
atualizado
Compartilhar notícia
O serviço de vigilância do DF ganhará 6.232 trabalhadores que farão a segurança do patrimônio público durante 12 meses. O aviso do pregão foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (8/2) com previsão de abertura de propostas para o próximo dia 3 de março.
A contratação dos profissionais vai suprir as demandas de 65 órgãos e substituir os contratos emergenciais firmados ao longo de 2016. O valor inicial do pregão está estimado em R$ 545,6 milhões por ano.
Desde o ano passado, o GDF preparava a licitação para esse tipo de segurança no DF, mas os trâmites ficaram sob análise do Tribunal de Contas do DF (TCDF), que encontrou falhas no processo.
A ação ficou no TCDF até o fim de outubro de 2016, quando a Corte fez uma série de apontamentos para ajustes – o que não significam irregularidades – no contrato. Desde então a Secretaria de Planejametno, Orçamento e Gestão (Seplag) tem trabalhado na revisão desses ajustes para finalizar a contratação regular.Atualmente, cinco contratos emergenciais de vigilância da Secretaria de Planejamento estão em vigor e serão substituídos pelo regular. Em 2016, foi necessária a contratação emergencial para garantir que os serviços de vigilância não fossem descontinuados ou ficassem sem cobertura contratual.
O diretor do Sindicato dos Vigilantes do DF Gilmar Rodrigues, comemora o anúncio. “Vai ser bom para todo mundo. Os custos da contratação diminuem e aumenta o número de vigilantes trabalhando. Estamos contentes com a liberação da licitação pelo TCDF”, afirmou.
Gestão de compras
A contratação inclui vigilantes para a Secretaria de Saúde, que atualmente está sem contrato de vigilância. Para esta pasta, serão nove lotes que representam 1.334 postos de vigilância. Os outros sete lotes, que correspondem a 1.782 postos de trabalho serão para a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), e atenderão, além da Seplag, outros 63 órgãos do governo. Os novos postos de vigilância estarão espalhados por mais de 800 endereços em todo o Distrito Federal.
O edital estará disponível no Portal de Compras Governamentais da Administração Federal. Será utilizado o registro de ata de preço, na modalidade menor preço – uma forma de centralização de compras governamentais que possibilita ganho em escala, padronização, transparência e celeridade às licitações.