metropoles.com

Fortes chuvas alagam diversos pontos no DF

Pistas estão alagadas na W3, na L2 e na L4, além de outros pontos. Trânsito está complicado na EPTG e na Epia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leronardo Arruda/Esp. Metrópoles
1 de 1 - Foto: Leronardo Arruda/Esp. Metrópoles

A tempestade que caiu na tarde desta quinta-feira (21/1) causou transtorno aos brasilienses em diversos pontos do Distrito Federal. As pistas próximo ao Balão do Aeroporto, trechos da L2, da L4 e da W3 e pontos no Lago Sul estão alagados. Os serviços do metrô foram suspensos entre a estação Asa Sul (perto do Zoológico) e a 114 Sul por mais de três horas. Por volta das 19h40 os trechos interditados foram liberados, e os vagões voltaram a circular no horário de pico em velocidade reduzida, o que causou grande tumulto na volta do brasiliense para casa.

5 imagens
Carro boiando na Cidade do Automóvel
Tesourinha da 116 Sul
Aguaceiro na L2 Norte
EPTG sob forte chuva
1 de 5

Alagamento no Setor Policial

Bombeiros/Divulgação
2 de 5

Carro boiando na Cidade do Automóvel

Bombeiros/Divulgação
3 de 5

Tesourinha da 116 Sul

Bombeiros/Divulgação
4 de 5

Aguaceiro na L2 Norte

Arquivo Pessoal
5 de 5

EPTG sob forte chuva

Romeu Cardoso

As pancadas de chuva que têm atingido o Distrito Federal todos os dias desde o início do ano já ultrapassaram, em 21 dias, a média esperada para todo o mês de janeiro – segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com a chuva desta quinta-feira (21/1), já caíram 301 milímetros de água no DF. O número é bem maior que a média para o mês, que é de 247 milímetros. Números preliminares indicam que só na tarde desta quinta (21) foram 42,8 mm.

Apesar das constantes pancadas de chuva, este mês ainda está bem longe de ser o mais chuvoso da história da capital. Esse recorde pertence a janeiro de 1979, quando choveram 602 milímetros.

A previsão do Inmet para os próximos dias é de mais chuva, no entanto, a partir da semana que vem, o sol deve voltar a aparecer entre nuvens durante o dia.

Metrô
Os passageiros do metrô que saíam de Ceilândia, Taguatinga, Guará, Águas Claras e Samambaia tiveram que descer na estação Asa Sul durante a intedição e pegar ônibus para a Rodoviária do Plano Piloto. E quem saiu da Rodoviária, só conseguiu ir até a 114 Sul.

O DFTrans informou que a empresa Piracicabana colocou ônibus em circulação entre a estação Asa Sul e a 114 Sul para atender os passageiros do metrô.

Alagamentos em vários pontos
A Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG) também sofreu com a chuva em alguns pontos,prejudicando o trânsito, assim como a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). Na 205/206 Sul, uma árvore caiu.

O viaduto da entrada do Guara I pela EPTG ficou interditado pelo Corpo de Bombeiro por medida de prevenção e segurança, já que o nível da água impossibilitou a entrada e saída da cidade por esse acesso. O trânsito foi desviado para EPTG sentido SIA, para o retorno a Taguatinga. Quarenta minutos depois, o viaduto foi liberado.

Alguns comerciantes da Feira dos Importados precisaram retirar as mercadorias das vitrines para o prejuízo não ser ainda maior. Os corredores de acesso às lojas ficaram completamente alagados. Muitos veículos estão retidos na 601/602 Sul, próximo à OAB, devido a dificuldade de trafegar. Uma grávida entrou em trabalho de parto e precisou ser levada pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

O trabalho dos bombeiros foi intenso em outras áreas da Asa Sul. Um casal de idosos foi resgatado após o carro deles ficar preso em uma tesourinha na 109/110 Sul, que estava alagada.

A via em frente à Polícia Federal, no Setor Policial Sul, está praticamente parada devido a um alagamento. A água da chuva também invadiu a 6ª Delegacia de Polícia (Planaltina). Na Cidade do Automóvel a água tomou conta de vários espaços e lojas.

Fábio Arruda/Arquivo pessoalMais cedo, em Águas Claras, bastaram 30 minutos para que a chuva causasse uma série de transtorno. O volume de água alagou ruas e comprometeu o acesso dos pedestres nos principais pontos da cidade.

A rua da estação de metrô Águas Claras ficou cheia de água, assim como a Avenida Pau Brasil. “Bastam poucos minutos para alagar. É revoltante”, reclama o bancário Fábio Dias, que atravessa pelo local para ir ao trabalho todos os dias.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?