metropoles.com

Família de João Miguel pede ajuda para cirurgia cardíaca urgente

O bebê tem uma deformação no coração e precisa ser operado, mas não há vaga para o procedimento na rede pública do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DIVULGAÇÃO/WHATSAPP
João Miguel
1 de 1 João Miguel - Foto: DIVULGAÇÃO/WHATSAPP

Na luta pela vida, a família do pequeno João Miguel cansou de esperar uma vaga no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). O bebê de pouco mais de um mês necessita de uma cirurgia cardíaca urgente. Como não consegue internar o filho na unidade, mesmo tendo em mãos uma decisão judicial, a mãe resolveu fazer uma campanha para arrecadar R$ 100 mil. Quantia que, segundo ela, custearia todas as despesas do procedimento em um hospital particular.

A mãe da criança, Núbia Cristina Moreira Alves, 22 anos, conta que João Miguel nasceu no dia 6 de março, aparentemente saudável. O problema no coração só foi diagnosticado quatro dias após o nascimento. “Até o dia da liberação do médico estava tudo bem. Foi aí que ele começou a apresentar os sintomas”, recorda. Exames foram feitos e detectaram que o menino tem uma cardiopatia congênita no coração.

Os laudos revelam que o pequeno sofre de estenose pulmonar, uma obstrução anatômica do fluxo sanguíneo do ventrículo direito do coração para a artéria pulmonar. O mau funcionamento da circulação pulmonar prejudica a oxigenação adequada de todo o organismo, colocando a vida do recém-nascido em risco.

“A única coisa que eu posso fazer é correr atrás de ajuda para o meu guerreiro. Se eu pudesse dar o meu coração para ele, daria. Quem é mãe sabe o que eu estou passando”, desabafa a jovem.

Reprodução/Facebook

 

João Miguel está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria. A direção da unidade informou que o bebê recebe toda a assistência necessária até que a transferência para o Instituto de Cardiologia seja possível.

Segundo a Secretaria de Saúde, atualmente seis crianças internadas na rede pública aguardam por uma cirurgia cardíaca no ICDF. Ainda de acordo com a pasta, o GDF possui seis leitos pediátricos regulados na unidade e todos estão ocupados.

Para Núbia, a situação do filho é estável, mas ela não sabe até quando, o que a deixa desesperada. “Ele tem apenas um mês de vida. Ele merece viver”, completa.

Quem quiser ajudar o João Miguel pode acessar o site da Vakinha ou entrar na página Ajude o Miguel no Facebook.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?