metropoles.com

Policial civil do DF atira e acerta criança na BR-070

Ao ver o filho baleado no tórax, o pai se desesperou e disse ao agente: “Você acertou meu filho!”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Corpo de Bombeiros/Divulgação
atendimento-GO1
1 de 1 atendimento-GO1 - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Uma criança de seis anos foi baleada no tórax na BR-070, na altura de Águas Lindas (GO), Entorno do DF, na manhã desta sexta-feira (6/1), depois de uma confusão no trânsito. O menino estava em uma cadeirinha em um dos carros com os pais e, devido à gravidade do seu estado de saúde, foi removido de helicóptero dos bombeiros do DF para o Hospital de Base. O homem que atirou na criança é o agente policial de custódia do Distrito Federal Sílvio Moreira Rosa, 54 anos. Ele está preso.

Segundo informações iniciais, a confusão teria começado na altura de uma obra entre Águas Lindas e Girassol. Um congestionamento de carros se formou no local e por conta dos reparos na estrada o pai da criança, o brigadista da Infraero Erlon Caixas, que fez 29 anos nesta quinta (5), teria cortado a fila de veículos parados. O policial não teria gostado, discutido com Erlon e depois atirado contra o carro.

Giovanna Bembom/Metrópoles
Érica Caxias, tia da vítima, nega que tenha havido discussão entre o irmão e o policial

A tia da vítima, a podóloga Érica Caxias, 38, diz que Erlon nega essa versão. “Ele me disse que em momento algum teve discussão. Ele estava na estrada e o carro do policial começou a fechá-lo. Como se estivesse apostando corrida mesmo. Ele tentou sair, ultrapassou e o policial disparou três tiros. Um deles pegou o meu sobrinho”, ressaltou.

O sargento Joatan Marques, do Corpo de Bombeiros de Águas Lindas, diz que, com a criança baleada, o pai seguiu para pedir socorro. Parou numa base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no bairro Águas Bonitas, em Águas Lindas.

No local, segundo informações repassadas pelo Samu, a ambulância chegou a fazer os primeiros atendimentos à criança, que depois foi encaminhada ao Hospital Bom Jesus, de Águas Lindas. Em estado gravíssimo, foi levada de helicóptero para o Hospital de Base. A Secretaria de Saúde confirmou que o paciente teve perfuração no tórax, está em estado grave, mas estável, e passa por avaliação da equipe de trauma do HBDF.

5 imagens
Tiro no porta-malas do veículo
Erlon Caxias, pai da criança baleada na BR 070
Bombeiros fazem resgate na BR 070
1 de 5

Carro da vítima

Giovanna Bembom/Metrópoles
2 de 5

Tiro no porta-malas do veículo

Giovanna Bembom/Metrópoles
3 de 5

Giovanna Bembom/Metrópoles
4 de 5

Erlon Caxias, pai da criança baleada na BR 070

Giovanna Bembom/Metrópoles
5 de 5

Bombeiros fazem resgate na BR 070

CBMDF/Divulgação

Você acertou meu filho!

Fabrizio Silva é primo da vítima, que está no Hospital de Base. Ele conta que a família do menino baleado mora em Valparaíso (GO). A mãe é a advogada Paula Caxias, 33, e o pai trabalha no Aeroporto de Brasília. Como eles têm uma casa no Girassol, estariam indo para essa localidade, que também fica no Entorno do DF.

Ainda de acordo com Fabrizio, o agente do DF teria disparado sob alegação de que pensava se tratar de um carro suspeito. A arma usada no crime teria sido uma pistola .40. Ele conta que Erlon pensou se tratar de um colisão, após sentir o impacto dos tiros no veículo, que tem uma foto do menino no vidro traseiro. “Somente depois de parar o carro, viu que o filho estava ferido”, contou. Neste momento, se desesperou: “Você acertou meu filho!”, teria dito.

Imagens TV CMN
Sílvio Rosa é agente de custódia da Polícia Civil

 

Segundo informações da Polícia Civil do DF, o agente de custódia Sílvio Moreira Rosa (foto acima) é lotado no Centro de Progressão Penitenciária (CPP). “A partir das informações da PCGO, a Corregedoria-Geral da PCDF vai instaurar Processo Administrativo Disciplinar para julgar a conduta do policial civil (agente de custódia)”, informou a corporação.

O policial, que está prestando depoimento e ficará à disposição da Justiça em Goiânia (GO), não teria prestado socorro ao garoto, que é filho único. Segundo a PM de Goiás, o agente estava com a mulher grávida e duas menores no veículo. No porta-malas, havia cerveja no automóvel do policial.

Segundo a PCDF, o agente já foi demitido da corporação, mas foi reintegrado por determinação judicial em 2015. Uma equipe da corregedoria se deslocou para Águas Lindas para se inteirar dos fatos. Segundo a Polícia Civil, o agente pode ser punido até com demissão. O carro de Sílvio Rosa foi apreendido e está no Ciops de Águas Lindas.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?