Vai prestar o vestibular da UnB? Se ligue nas dicas
O coordenador do ensino médio do Colégio Galois, Euclides Chacon, listou algumas orientações para os dias da avaliação. As provas serão aplicadas no sábado (4/6) e no domingo (5)
atualizado
Compartilhar notícia
Os 21.548 candidatos que sonham com as 4.212 vagas dos 98 cursos de graduação presenciais da Universidade de Brasília (UnB) enfrentarão neste fim de semana uma maratona de 300 questões e uma redação. Munidos de canetas esferográficas pretas, os inscritos vão ter cinco horas nos dois dias para resolver todos os itens da avaliação.
No sábado (4/6), às 13h, os estudantes farão as provas de conhecimentos I (espanhol, francês ou inglês) e II (português, literatura, geografia, história, artes, filosofia e sociologia), e a redação. No domingo (5), também no mesmo horário, os concorrentes vão resolver 150 itens de biologia, física, química e matemática.
Os candidatos e os alunos do ensino médio treineiros podem acessar o site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe, antigo Cespe) para consultar o local das provas objetivas. Também foi disponibilizado, na página da seleção, o edital de resultado final da análise da documentação para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas.Para não dar bobeira, o coordenador do ensino médio do Colégio Galois, Euclides Chacon, listou algumas dicas para os dias da avaliação e os que antecedem o exame. Outras informações, como documentação necessária e objetos autorizados pela banca, podem ser acessadas no Guia do Vestibular 2016.
- Aproveite o restinho de quinta-feira (2/6) para dar uma olhada nas provas aplicadas em edições anteriores;
- Fique de olho nos assuntos relacionados a sustentabilidade. Troque a programação habitual do Netflix para os documentários e tente buscar notícias sobre os mais recentes impactos ambientais.
- Na sexta-feira (3), coloque os pés para o alto e aproveite para relaxar a cabeça;
- Não madrugue nos dias do exame. Não vale acordar às 7h para fazer a prova somente às 13h. Mas fique esperto. Tente maneirar as sonecas do despertador e levante da cama no horário adequado para estar nos locais de prova com antecedência;
- Cuidado com as aglomerações. Como o número de inscritos desta edição foi muito alto, é provável ter congestionamentos nas vias próximas aos principais colégios do Plano Piloto;
- Os candidatos que vão de ônibus devem redobrar a atenção. Evite a correria nos minutos finais que antecedem o fechamento dos portões. Com certeza, você não vai querer aparecer nos noticiários se espremendo contra as grades dos locais de prova;
- Mantenha a calma e o controle. Com essas orientações em mente e o conteúdo na ponta da língua, prepare para comemorar a sua aprovação.