metropoles.com

TJDFT suspende concurso para Escola Superior de Magistério do DF

Proceso seletivo para curso de pedagogia estava previsto para agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Araújo/Agência Brasília
sala-aula
1 de 1 sala-aula - Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Na próxima segunda-feira (1º/8), professores e estudantes do Fórum Distrital de Educação irão à Promotoria de Justiça de Defesa da Educação do Ministério Público do DF em mobilização contra a decisão da Justiça que suspendeu a criação da Escola Superior de Magistério (ESM), primeira da universidade distrital. O vestibular que vai oferecer 180 vagas também acabou paralisado.

O fórum – que representa mais de 20 entidades do setor educacional – também terá audiência com o juiz que decidiu liminarmente pela suspensão, além de reunião com representantes do GDF. A universidade seria mantida pela Fundação Universidade Aberta do DF (Funab-DF), subordinada à Secretaria de Educação.

Apesar de prevista na Lei Orgânica, a Universidade Distrital nunca saiu do papel e o DF é um das únicas unidades da Federação a não oferecer ensino superior público estadual.

Decisão
A decisão do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios foi recebida pela Secretaria de Educação nesta segunda-feira (25/7). O curso de formação dos professores que dariam aula na Escola Superior de Magistério completava sua última semana e acabou suspenso.

Além disso, o processo seletivo dos alunos (vestibular), previsto para agosto, também teve de ser interrompido. A previsão é que a ESM siga o mesmo modelo da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), reconhecida nacionalmente pelo sucesso da metodologia de ensino.

Na ESCS, os professores são os próprios médicos da rede pública e os universitários estudam diariamente nos hospitais públicos do DF, de forma que teoria e prática se misturam. Nas últimas três avaliações do Enade/MEC, o curso de medicina obteve nota máxima.

Ensino superior
Um dos argumentos do Ministério Público do DF e Territórios para entrar com a ação civil pública e pedir a suspensão do processo foi o de que “o Distrito Federal não possui déficit em cursos de pedagogia”. Segundo as promotoras, “pelo contrário, [o DF] está muito bem servido com 18 universidades/faculdades de pedagogia”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?