Professores da UnB Idiomas estão novamente com pagamentos atrasados
Situação também ocorre com os funcionários do projeto de extensão. Com as contas atrasadas, os servidores cogitam paralisar as aulas e as atividades
atualizado
Compartilhar notícia
Pela segunda vez neste ano, os professores e os funcionários do UnB Idiomas — projeto de extensão do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília — ficaram sem receber os pagamentos na data acordada com a instituição. Os valores referentes aos cursos semi-intensivos administrados durante os meses de janeiro, fevereiro e março, que deveriam ter sido depositados em três parcelas, ainda não caíram nas contas dos docentes.
Sem perspectiva de quando deverão receber o dinheiro, os educadores questionam a demora. Eles afirmam ainda que, embora as aulas do curso regular já tenham começado há 15 dias, só receberam o contrato com a descrição dos pagamentos esta semana.
Questionada na segunda-feira (11/4) sobre o assunto, a assessoria de comunicação da UnB disse que estava apurando o caso, mas até a sexta-feira (15) não havia se posicionado sobre a situação.“As duas primeiras parcelas foram prometidas para hoje (sexta), mas meu banco ainda não acusou o depósito. Os vencimentos de março ainda não foram pagos e não há previsão, embora tenha sido assegurado que não é problema de caixa”, disse uma professora que pediu para não ser identificada.
Paralisação
Com as contas atrasadas, os servidores cogitam paralisar as aulas e atividades. “De quem devemos cobrar pelo dinheiro pago pelos alunos, universitários e a comunidade brasiliense? Queremos acreditar que esses contratempos não aconteçam mais e nenhuma intervenção externa para apuração de responsabilidades seja necessária”, apontou a docente. “Caso os novos contratos, que tivemos que assinar novamente esta semana, atrasem, a paralisação é certa.”
Nesta semana, os profissionais receberam um e-mail da Administração Superior da UnB informando que a forma como são feitos os pagamentos sofrerá mudanças. Segundo o texto, a Diretoria de Projetos Acadêmicos (DPA), do Decanato de Administração e Finanças (DAF), será, agora, o setor responsável por efetuar os depósitos. Além disso, as propostas de pagamento deverão ser preenchidas e assinadas pelo prestador de serviços e encaminhadas à DPA, somente com o período e valor relativos ao mês de recebimento da parcela correspondente.
O UnB Idiomas é um programa permanente de extensão da instituição. Alunos da universidade e pessoas da comunidade podem escolher entre 14 línguas para cursar. Entre elas, alemão, árabe, coreano, espanhol, esperanto, francês, grego moderno, inglês e até turco. Desde sua criação, o programa já recebeu um total de 50.293 estudantes. Anualmente, atende a uma demanda de 15 mil alunos.