metropoles.com

Professores da UnB Idiomas estão novamente com pagamentos atrasados

Situação também ocorre com os funcionários do projeto de extensão. Com as contas atrasadas, os servidores cogitam paralisar as aulas e as atividades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
UnB Universidade de Brasília
1 de 1 UnB Universidade de Brasília - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Pela segunda vez neste ano, os professores e os funcionários do UnB Idiomas — projeto de extensão do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília — ficaram sem receber os pagamentos na data acordada com a instituição. Os valores referentes aos cursos semi-intensivos administrados durante os meses de janeiro, fevereiro e março, que deveriam ter sido depositados em três parcelas, ainda não caíram nas contas dos docentes.

Sem perspectiva de quando deverão receber o dinheiro, os educadores questionam a demora. Eles afirmam ainda que, embora as aulas do curso regular já tenham começado há 15 dias, só receberam o contrato com a descrição dos pagamentos esta semana.

Arte/Metrópoles

Questionada na segunda-feira (11/4) sobre o assunto, a assessoria de comunicação da UnB disse que estava apurando o caso, mas até a sexta-feira (15) não havia se posicionado sobre a situação.

“As duas primeiras parcelas foram prometidas para hoje (sexta), mas meu banco ainda não acusou o depósito. Os vencimentos de março ainda não foram pagos e não há previsão, embora tenha sido assegurado que não é problema de caixa”, disse uma professora que pediu para não ser identificada.

Paralisação
Com as contas atrasadas, os servidores cogitam paralisar as aulas e atividades. “De quem devemos cobrar pelo dinheiro pago pelos alunos, universitários e a comunidade brasiliense? Queremos acreditar que esses contratempos não aconteçam mais e nenhuma intervenção externa para apuração de responsabilidades seja necessária”, apontou a docente. “Caso os novos contratos, que tivemos que assinar novamente esta semana, atrasem, a paralisação é certa.”

Nesta semana, os profissionais receberam um e-mail da Administração Superior da UnB informando que a forma como são feitos os pagamentos sofrerá mudanças. Segundo o texto, a Diretoria de Projetos Acadêmicos (DPA), do Decanato de Administração e Finanças (DAF), será, agora, o setor responsável por efetuar os depósitos. Além disso, as propostas de pagamento deverão ser preenchidas e assinadas pelo prestador de serviços e encaminhadas à DPA, somente com o período e valor relativos ao mês de recebimento da parcela correspondente.

O UnB Idiomas é um programa permanente de extensão da instituição. Alunos da universidade e pessoas da comunidade podem escolher entre 14 línguas para cursar. Entre elas, alemão, árabe, coreano, espanhol, esperanto, francês, grego moderno, inglês e até turco. Desde sua criação, o programa já recebeu um total de 50.293 estudantes. Anualmente, atende a uma demanda de 15 mil alunos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?