metropoles.com

Posse da nova reitora da UnB é marcada por protesto contra o racismo

Grupo que faz parte da ocupação da universidade deu o seu recado durante a cerimônia em que Márcia Abrahão assumiu o comando da instituição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Protesto na UnB
1 de 1 Protesto na UnB - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A nova reitora da Universidade de Brasília (UnB), a professora do Departamento de Geologia Márcia Abrahão, tomou posse na tarde desta quinta-feira (24/9). Durante a cerimônia, no campus Darcy Ribeiro, um grupo de alunos forçou a entrada no auditório e fez um protesto contra o racismo. Após discursarem, os estudantes, que afirmam fazer parte do Diretório Negro da ocupação da instituição, liberaram o pulpito.

Diversos prédios da universidade estão ocupados desde o dia 31 de outubro. Os manifestantes protestam contra a PEC 55, que prevê um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

Em entrevista coletiva antes da cerimônia, Márcia Abrahão afirmou que tem o compromisso de retomar o funcionamento normal da universidade o mais rápido possível. “Estamos ansiosos para começar a trabalhar e voltar à normalidade”, afirmou.

Daniel Ferreira/Metrópoles

A professora conta ainda que designou dois docentes de sua equipe para manter contato direto com os alunos. Na quarta (23), eles se reuniram com os estudantes e iniciaram a negociação. “A reivindicação deles é, em boa parte, externa. Então, sobre isso, não há muito o que possa ser feito. Já em relação às pautas internas, tentaremos resolver assim que for possível”, afirma.

Sobre a polarização que existe na universidade entre os que apoiam e discordam da ocupação, Márcia Abrahão afirma que pretende trazer a união de volta à instituição.”Minha postura pessoal tende a levar ao apaziguamento. Não vou apoiar nenhum lado porque sou a reitora de todos. Minha intenção é trazer o debate de volta à universidade, inclusive sobre temas polêmicos, para que os alunos possam criar suas opiniões bem embasadas”, disse.

Primeira reitora
Márcia Abrahão é a primeira mulher a ocupar efetivamente o posto de reitora da UnB. Sobre o tema, a professora afirmou que “é uma responsabilidade enorme perante a universidade e a sociedade, principalmente em um momento no qual as mulheres estão lutando pelo seu espaço”. A recém-empossada também disse que tratará de pautas de gênero, direitos humanos e de minorias durante sua gestão.

Entre as principais propostas da professora, estão a modernização de sistemas de gestão antiquados na universidade, o avanço em pesquisa e inovação, o combate à taxa de evasão nos cursos de graduação e uma maior aproximação entre a instituição e alunos egressos.

Questionada sobre a segurança nos campi da UnB, principalmente com relação às mulheres, Abrahão disse que assume o compromisso de aumentar as medidas de proteção na instituição e pretende contar com o apoio de agentes públicos para melhorar o esquema da segurança nos campi da universidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?