Olimpíada do Conhecimento promove ideias inovadoras em Brasília
Evento traz novidades como loja com tecnologia para acessibilidade e carro que só liga quando motorista estiver usando o cinto de segurança
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília sediará entre os próximos dias 10/11 e 13/11 a Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional das Américas. O evento, que ocorre a cada dois anos, contará com a participação de 1,2 mil competidores de todo o país.
Entre as atividades promovidas está o Inova Senai, com experiências que vão desde a criação de ideias até a elaboração de produtos capazes de dar origem a startups de sucesso. No total, foram selecionados 30 projetos finalistas entre 370 inscritos.
Os finalistas serão avaliados por uma comissão técnica formada por representantes de empresas, de universidades e de instituições do terceiro setor, além dos próprios visitantes da Olimpíada do Conhecimento. As equipes vencedoras ganharão cursos no valor de R$ 2 mil, além de notebooks e tablets.
Confira alguns dos projetos que estarão presentes nesta edição da Olimpíada do Conhecimento:
Picolé saudável
Um dos alimentos funcionais que estará no Inova é Biofit, picolé de batata-doce com biomassa de banana. O produto foi desenvolvido por docentes e alunas do curso técnico de Alimentos, em Maceió. “Queríamos oferecer um lanche prático e nutritivo para quem busca uma alimentação saudável”, afirma a docente Larissa Casado de Lima. A expectativa é que uma indústria se interesse pela receita e que o picolé saudável ganhe mercado.
Loja inclusiva
Batizado de Eu Entendo, Eu Escolho, o projeto é formado por uma loja voltada para pessoas cegas ou com baixa visão. A ideia surgiu entre estudantes do curso de Tecnólogo em Design de Moda e prevê um sistema integrado por um software, um aplicativo e pela disposição das araras e cabides na loja. Tudo isso permite que o cego escolha a própria roupa, a partir de informações táteis e sonoras.
Controle digital de economia de água
Dispositivo de baixo custo que mostra a quantidade de água gasta por uma pessoa em suas atividades. Além da quantidade em números, o painel indica o nível de consumo em cores: verde (baixo), amarelo (médio) e vermelho (alto). A inovação pode ajudar empresas, escolas, creches e condomínios a combaterem o desperdício e reduzirem o consumo de água.
Sistema integrado de drenagem urbana
Trata-se de um conjunto de tecnologias que podem ser usadas isoladamente ou integradas, permitindo a drenagem, a captação e reuso das águas das chuvas. O projeto visa a redução dos prejuízos sociais, ambientais e econômicos provocados por enchentes e inundações.
Fala Braile
Produto eletrônico que facilita a alfabetização na linguagem para deficientes visuais Braille. O dispositivo tem pinos em alto relevo, que, comandados eletronicamente, apresenta as letras em Braile interagindo com o aprendiz por meio da fala.
Muleta Auxilar Simple Easy
A muleta é dobrável e tem um sistema de amortecimento e apoio ergonômico nas axilas. Isso facilita o transporte em mochilas ou em outra embalagem. Com isso, traz mais conforto aos usuários.
Posture Health
Capa para cadeiras equipada com sensores que alertam o usuário de sua má postura. Adaptável a qualquer tipo de cadeira, a capa ajuda a reduzir problemas causados pela má postura, como dores de cabeça, dor na coluna e outras.
Constrói Aí
Aplicativo para a plataforma Android, interliga os clientes a serviços da construção civil e empresas de materiais e construtoras. Com o aplicativo, é possível contratar de forma rápida e segura pintores, encanadores, pedreiros e outros profissionais do ramo.
Olimpíada do Conhecimento
De 10/11 (quinta) a 13/11 (domingo), das 9h às 17h. No estacionamento do Ginásio Nilson Nelson. Entrada franca.