metropoles.com

Por isenção da taxa do PAS, estudantes entram em confronto com a PM

Manifestantes marcharam rumo à Secretaria de Educação, no Setor Bancário Norte, e tentaram fechar vias da área central

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felliciano/Metrópoles
1 de 1 Foto: Rafaela Felliciano/Metrópoles - Foto: null

Estudantes da rede pública do Distrito Federal voltaram às ruas na manhã desta terça-feira (15/9) para protestar contra o fim da isenção da inscrição do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). Cerca de 200 manifestantes participam do protesto. De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 20 pessoas se sentaram na via N1, no Eixo Monumental, impedindo que o trânsito fluísse. Os policiais agiram e utilizaram gás lacrimogêneo para conter o grupo, que segue em direção ao Setor Bancário Norte pelo Eixão.

Os estudantes alegam que desde a semana passada, quando foi realizado o primeiro protesto, o Governo do DF não apresentou qualquer solução para o problema. De acordo com o GDF, a inscrição do PAS não será subsidiada este ano por falta de previsão orçamentária. Alega, ainda, que atualmente não existe um convênio firmado com a UnB, o que impossibilita o repasse para a universidade. O custo da inscrição do PAS é de R$ 100.

Isenção
Nos anos anteriores, todos os estudantes que concluíram os três anos do ensino médio na rede pública eram isentos de pagar a taxa de inscrição. Este ano, o governo entendeu, de acordo com o guia do PAS, que apenas os alunos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tivessem concluído o ensino médio na rede não precisariam pagar a taxa.

O cadastro é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda com renda mensal de até meio salário-mínimo, por pessoa, ou renda mensal total de até três salários-mínimos. A reportagem procurou a Secretaria de Educação, que ainda não se manifestou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?