Começa a corrida dos estudantes por uma vaga em universidades pelo Enem
No Distrito Federal, mais de 8 mil alunos farão as provas neste fim de semana. Portões fecharam às 13h
atualizado
Compartilhar notícia
Foi dada a largada para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os portões dos locais de provas foram fechados pontualmente às 13h e, pelo menos na Universidade Paulista (Unip), na 913 Sul, ninguém ficou de fora neste sábado (3/12).
Ao todo, 277.624 inscritos no Enem farão provas e Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração. A aplicação começou às 13h30 e termina às 18h.
As provas serão aplicadas neste sábado e domingo (4) em cinco escolas do DF. No Plano Piloto, o único local é a Unip. As irmãs Iane Nunes Sousa e Kellyn Darc Rosa iam fazer o exame na mesma sala, no começo de novembro. No entanto, apenas uma delas recebeu o comunicado informando o adiamento da prova, que seria aplicada na Universidade de Brasília (UnB).
“Como não recebi nada, eu fui no dia e horário marcados. Cheguei lá e, claro, não tinha nada”, conta Iane, que agora, finalmente, vai poder prestar o exame de acesso às universidades públicas do país.
Apesar do adiamento, as irmãs consideraram o adiamento positivo. “Foi um pouco frustrante não fazer a prova no mesmo dia que os outros colegas, mas pelo menos tivemos mais tempo para estudar”, afirma Kellyn.
Quem também viu na mudança uma oportunidade de melhorar o desempenho foi Bruna Menezes Gomes, 20, que tenta uma vaga para medicina. “Foi angustiante porque estávamos na expectativa, mas consegui estudar mais”, relata.
No entanto, alguns alunos do 2° ano ensino médio que já tinham se inscrito no Enem para treinar, os chamados treineiros, reclamaram que a nova data coincidiu com o dia de realização da segunda etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS), da UnB, que também ocorre neste fim de semana.
Carolina Carvalho Santiago, 16, está no 2°ano e fez o Enem para se preparar. Um de seus alvos é o curso de medicina da UnB. Com a mudança da data, ela teve que abrir mão da prova seriada. “Estudei muito. Esse adiamento não gostei muito, porque caiu bem na data do PAS e aí você teve que escolher se ia fazer o PAS ou o Enem. E o pior que os dois você paga, então é uma perda muito grande”, reclama.
PAS
No PAS, 43.599 estudantes fazem provas de conhecimentos e de redação em Língua Portuguesa neste fim de semana. No sábado (3), serão avaliados os alunos do Subprograma 2015, segunda etapa. No domingo (4), candidatos do Subprograma 2016, primeira etapa. Os portões abrem às 12h e as avaliações iniciam às 13h, em ambos os dias. Os candidatos terão cinco horas no total para responder as questões e redigir a redação. (Com informações da Agência Brasil)