metropoles.com

Maioria dos filhos não pretende comprar presentes para o Dia dos Pais

Os lojistas, por sua vez, estão otimistas: 43,1% espera que as vendas este ano sejam maiores do que em 2016

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
istock
sacolas de presente
1 de 1 sacolas de presente - Foto: istock

A maioria dos consumidores brasilienses não está disposta a comprar presentes para comemorar o Dia dos Pais. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. De acordo com o estudo, 37,3% dos entrevistados têm a intenção de presentear o pai, 46,5% não pretendem comprar presentes e 16,2% ainda não sabem. Os lojistas, por sua vez, estão otimistas: 43,1% deles esperam que as vendas este ano sejam maiores do que em 2016.

Os filhos dispostos a colocar a mão no bolso para homenagear os pais pretendem gastar, em média, R$ 142,12 com o presente. Quanto à forma de pagamento, 61,3% dos consumidores optarão pelo pagamento à vista.

Entre os lojistas entrevistados, 83% também disseram que vão manter o mesmo preço dos produtos praticados em 2016. O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que essa expectativa indica uma gradual recuperação das vendas após um começo de ano difícil. “Tivemos avanços positivos nos Dias das Mães e dos Namorados, mas ainda não chegamos no crescimento de dois dígitos, que é o esperado pelo empresário”, afirmou.

Na busca pelos consumidores, 59,4% dos empresários confirmam que utilizarão estratégias específicas de vendas para o Dia dos Pais. Nesse universo, usarão promoções (55,5%), divulgação, propaganda, rede social e panfleto (45,4%) e kit de produtos direcionados (26,1%).

Essas estratégias demonstram maior disposição do lojista para encantar o cliente e fidelizá-lo para novas compras em períodos sem apelo promocional. Apenas 5% dos entrevistados declararam que devem realizar contratação temporária para o Dia dos Pais. O preço médio do presente para a data foi estimado pelos lojistas em R$ 150.

“O empreendedor é otimista por natureza e sempre enxerga alta nas vendas de datas comemorativas. Neste ano, particularmente neste período, observamos uma redução dos juros e do custo do crédito para o consumidor, além da inflação que está mais baixa do que a do ano passado, o que acaba ajudando o cliente”, destaca Santana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?