Imposto de Renda: veja dicas preciosas para quem precisa declarar
Carnaval mal acabou e já está na hora de enfrentar o Leão. Saiba como evitar problemas ao fazer a declaração
atualizado
Compartilhar notícia
Passada a folia, chegou a hora de acertar as contas com o Leão. A Receita Federal começou a receber, na última quinta-feira (2/3), as declarações do Imposto de Renda referentes a 2016. Em todo o país, 28,3 milhões de pessoas terão de prestar informações ao Fisco. No Distrito Federal, são esperadas 725 mil declarações.
E é bom ficar atento. A data-limite para declarar é dia 30 de abril. Quem perder o prazo pode ter a vida financeira prejudicada. “No início, o contribuinte paga uma multa. Mas depois pode ter até o CPF cancelado, ficando impedido de ter qualquer tipo de movimentação financeira”, explica Sandra Batista, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).Ainda de acordo com a conselheira, a dica é enviar a declaração dentro do prazo, mesmo se estiver incompleta ou se o contribuinte não prestou contas com a Receita no ano passado. “Se der dia 30 de abril e estiver faltando algum documento ou alguma informação, envia e depois retifica. Para corrigir os dados, basta ter em mãos o número do recibo da primeira declaração e entrar no site da Receita”, ressalta.
Segundo Sandra Batista, as novidades apresentadas pela Receita Federal este ano visam o cruzamento de dados para evitar fraudes e sonegação. “O órgão vem investindo na funcionalidade do sistema. Em 2017, as informações prestadas serão cruzadas com aquelas fornecidas por médicos e com dados do eSocial (página usada para cadastro de empregadores e empregados domésticos)”, esclarece.
E para evitar qualquer problema com a Receita, que tal aproveitar este fim de semana para encarar o Leão, em vez de deixar para a última hora? O Metrópoles preparou um guia para tirar as dúvidas do contribuinte. Afinal, tem outras novidades importantes em 2017, envolvendo em especial os dependentes. Saiba ainda quais os documentos é preciso separar para não ter dor de cabeça na hora de fazer a declaração.