metropoles.com

Distrito Federal tem menor inflação do país no acumulado de 2016

Índice de preços do Distrito Federal nos primeiros cinco meses do ano ficou em 2,65%. Alimentos mais baratos e intervenção nos postos ajudaram na contenção da alta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO
FORÇA SINDICAL INSTALA ‘DRAGÃO NOEL’ EM FRENTE AO CONGRESSO
1 de 1 FORÇA SINDICAL INSTALA ‘DRAGÃO NOEL’ EM FRENTE AO CONGRESSO - Foto: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO

Não é só a melhora na arrecadação do Distrito Federal que tem dado sinais de recuperação na economia local — embora o brasiliense não tenha visto a conversão de impostos em aprimoramento dos serviços públicos. A inflação que corrói o salário dos brasileiros tem atacado de forma mais branda o bolso dos candangos. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a variação nos valores de produtos diversos, fechou em 2,65% nos primeiros cinco meses de 2016 no Distrito Federal. O valor é o menor do país, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em maio, a alta dos preços no DF foi de 0,45%, índice superior apenas ao de Goiânia, que terminou o mês com acréscimo de 0,28%. A capital federal também apresenta uma das menores inflações do país se considerados os últimos 12 meses, com produtos 8,56% mais caros, atrás apenas de Belo Horizonte, Vitória e Campo Grande.

Parte da responsabilidade pela contenção dos preços no DF se deve à intervenção na principal rede de postos de combustível da região. Somente em maio, o preço da gasolina teve queda de 3,66%; e do etanol, 10,81%. Alguns itens alimentícios também ajudaram na contenção da inflação. Caso da cenoura, que, após meses de aumento de preço, ficou 24% mais barata em maio.

Brasil não vai bem
Apesar da inflação abaixo da média no DF, a situação no Brasil como um todo está longe do ideal. A alta de 0,78% no IPCA de maio no país representou a maior elevação do indicador para o mês desde 2008. Naquele ano, o acréscimo foi de 0,79%.

Outra marca negativa foi o resultado no acumulado de 12 meses. Com a alta do mês passado, o índice acumulado alcançou 9,32%, acima do teto da meta estipulada pelo governo, de 6,5%, e do patamar de 9,28% registrado nos 12 meses encerrados em abril.

O IPCA acumulado em 12 meses, quando comparado ao período imediatamente anterior, não apresentava elevação desde janeiro passado. No primeiro mês do ano, o indicador alcançou 10,71%, ante 10,67% de dezembro do ano passado. Desde então, o IPCA acumulado apresentava tendência de queda: 10,36% em fevereiro, 9,39% em março e 9,28% em abril.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?