metropoles.com

Desemprego bate recorde e atinge 336 mil brasilienses

Segundo a PED, 15 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho, quantidade maior do que o saldo de mil novos postos gerados em março

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valdecir Galor/SMCS
Carteiras de trabalho sobre a mesa
1 de 1 Carteiras de trabalho sobre a mesa - Foto: Valdecir Galor/SMCS

O desemprego bateu novo recorde no Distrito Federal no mês de março. A taxa chegou a 20,7%, o que representa um contingente de 336 mil brasilienses fora do mercado de trabalho, 14 mil a mais do que em fevereiro. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego, divulgada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

Segundo a pesquisa, 15 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho, quantidade maior do que o saldo de mil novos postos gerados em março. A situação só não foi pior porque o setor de serviços conseguiu ocupar 13 mil pessoas a mais no mês. Já os setores de comércio (-9 mil), de construção civil (-4 mil) e da indústria de transformação (-2 mil) apresentaram queda na oferta de emprego.

No período de 12 meses, foram gerados 28 mil novos postos na economia local. Porém, a procura por uma vaga de emprego foi bem maior.

Na avaliação do gerente de Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Jusçânio de Souza, o quadro apresenta perspectivas positivas. “O aumento do desemprego assustou todos os brasileiros, mas vemos nos últimos meses aumento de postos de trabalhos, além do crescimento da renda em março”, explicou.

A perspectiva positiva é compartilhada pela coordenadora de pesquisas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Adalgiza Amaral. Ela acredita que o aumento de renda e de postos é indicador de mudanças futuras. “Quando há melhora ou piora no mercado, o emprego e desemprego demoram a reagir, mas estamos com mais dados positivos que negativos neste mês”, justificou a coordenadora.

A pesquisa também mostrou que o rendimento médio real dos ocupados e dos assalariados subiu 5% e 6,4%, respectivamente, de janeiro para fevereiro de 2017. Apesar de os trabalhadores autônomos também terem crescimento de renda, a variação foi menor (0,6%).

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?