metropoles.com

Deputados devem derrubar veto de Rollemberg à distribuição gratuita de canabidiol

O governador recusou a proposta de Rodrigo Delmasso (PTN) por alegar falta de dinheiro. O projeto beneficia o tratamento de pacientes com epilepsia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ary Filgueira/Metrópoles
galeria CLDF
1 de 1 galeria CLDF - Foto: Ary Filgueira/Metrópoles

O encontro com distritais da base aliada na tarde desta terça-feira (1°/3) não deve ser suficiente para evitar uma derrota do GDF no plenário da Câmara Legislativa. Os deputados estão propensos a derrubar o veto ao projeto de lei do deputado Rodrigo Delmasso (PTN) que determina a distribuição gratuita do canabidiol na rede pública de saúde do Distrito Federal.

Uma das alegações do governo é a falta de recurso para bancar não somente a compra dos lotes do medicamento à base de cannabis sativa, bem como os equipamentos necessários para exame e tratamento de pacientes com epilepsia.

Mas a própria assessoria do parlamentar informou que, em dezembro, ele destinou R$ 1 milhão da verba de emendas a que tem direito para a compra do remédio e o aparelhamento das unidades de saúde onde será feito o tratamento.

Segundo o autor do Projeto de Lei 41, Rodrigo Delmasso, o governador não sabia da existência dessas emendas. “Os assessores dele erraram em não alertá-lo sobre esse recurso”, disse Delmasso.

Para pressionar os deputados a derrubarem o veto, um grupo de 60 pessoas da Associação de Portadores de Epilepsia do DF (APEDF) ocupou as galerias da Câmara. “Eles precisam derrubar esse veto. Esse medicamento vai ajudar muitas pessoas que sofrem da doença”, cobrou Maria Lucena da Silva, 61, moradora de Águas Claras e presidente da entidade.

Presidente da Casa, Celina Leão (PPS), prometeu colocar a votação do veto ao PL 41 na pauta extra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?