Confusão no Aeroporto JK acaba com motorista de Uber preso
Polícia Militar multa e revolta condutores que estavam na região. Eles alegam que foram xingados e hostilizados, mas a PM nega
atualizado
Compartilhar notícia
Um motorista de Uber foi preso na tarde desta quarta-feira (18/1) por policiais militares nas imediações do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. De acordo com relatos de testemunhas, a confusão começou depois que o Batalhão de Trânsito da PM começou a multar os condutores. Um deles, identificado como Rodrigo Teodoro Araújo Sampaio, 27 anos, registrou a ação pelo celular e teria sido impedido pelos PMs, levando, inclusive, spray de pimenta no rosto. Ele acabou detido.
Os motoristas também teriam sido xingados de “vagabundos” e um dos PMs teria até mesmo sacado uma arma no local. Os envolvidos foram conduzidos para a 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) e acompanhados por mais de uma dezena de condutores do Uber. Na saída dos policiais da delegacia, eles gritaram, em protesto: “Não somos vagabundos”. Os trabalhadores saíram da unidade policial em carreata rumo ao aeroporto por volta da 17h30.O motorista Ruan Rocha, 26, estava no momento da confusão e disse que os policiais bloquearam o estacionamento impedindo a saída dos colegas. “Tem taxista que comete irregularidade e eles não falam. Mas xingam a gente de vagabundo. Está claro que é perseguição”, disse.
Max Almeida, 26, também motorista de Uber, é outra testemunha da confusão no aeroporto. Ele confirma que um dos policiais, no meio da confusão, tentou intimidar os colegas com uma arma em punho. “Todo plantão do cabo Clóvis, ele vai no estacionamento na parte da tarde e multa todo mundo. Engraçado é que tem gente parado em cima da grama verde e eles não multam. Mas com a gente é diferente”, garantiu.
O outro lado
De acordo com major Michello Bueno, os policiais começaram a notificar carros parados em fila dupla no estacionamento do lado direito do terminal. Segundo o porta-voz da corporação, os motoristas dispararam xingamentos contra os PMs e teriam dito: “Sai daqui seus pau no cu (sic)”. Neste momento, começou a confusão e um dos condutores foi preso e levado à 1ª DP.
“Vocês perceberão no vídeo varias partes editadas e cortadas, que constavam os xingamentos proferidos aos policiais”, disse Michello, por meio de nota. “A Polícia Militar informa que não prejudica a atividade profissional legal de qualquer trabalhador, mas ela aproveita para destacar que quem estacionar de forma irregular ou atrapalhar a fluidez do trânsito será autuado, independentemente de ser taxista, Uber ou qualquer outro trabalhador/profissional”, ressalta o documento.
Os motoristas, no entanto, alegam que estão sendo “perseguidos” pelos pelos policiais no aeroporto. “O que temos percebido em outros momentos é que a PM tem multado os parceiros da Uber por qualquer motivo, até mesmo no momento do embarque e desembarque de passageiros”, ressaltou Victor Rocha, 29 anos.
O advogado do Uber, Hebert Alencar Cunha, confirma que tem recebido muitos relatos, fotos e filmagens feitos pelos motoristas que mostrariam essa “perseguição” no aeroporto. Depois de passar por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e assinar um termo circunstanciado na delegacia, o motorista detido acabou liberado.
Confira abaixo os vídeos da confusão: