metropoles.com

Polícia e moradores entram em confronto no Sol Nascente em operação de derrubada

Os invasores atiraram pedras nos policiais e o Batalhão de Operações Especiais foi chamado no local. Segundo o GDF, área será destinada à construção de 2.148 casas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
AruKoCJ8HmWm0Y0xwZqraDonFH4I21q4NXbZQs18wrk2 (1)
1 de 1 AruKoCJ8HmWm0Y0xwZqraDonFH4I21q4NXbZQs18wrk2 (1) - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Moradores de habitações irregulares no Sol Nascente entraram em conflito com a Polícia Militar do DF durante ação de derrubada na manhã desta sexta-feira (27/11). Os invasores tentaram impedir a ação da Agência de Fiscalização do DF (Agefis) e atiraram pedras nos policiais. O Batalhão de Operações de Especiais teve de ser convocado e 150 militares estão no local. Há relatos de que foram utilizadas bombas de efeito moral, mas a PM ainda não confirmou.

A ação de derrubada começou na terça-feira (24) no Trecho 2 do Sol Nascente. O objetivo é derrubar cerca de 200 construções irregulares.Ninguém foi preso.

Nesta terça, foram removidas 24 casas, além de 110 metros de muros. Em algumas das residências derrubadas, funcionários da Agefis e policiais militares precisaram negociar com os invasores para que saíssem. Segundo a agência, a maior parte das invasões começou em julho de 2014 e, até a semana passada, novas construções ainda estavam sendo erguidas. Também foram desligados 28 pontos de energia e desativadas 24 fossas.

Pró-Moradia II
Após a desocupação, o canteiro de obras do Pró-Moradia II será instalado no local para que sejam erguidas novas unidades habitacionais. A área de 245 mil metros quadrados faz parte da Quadra 105 do Sol Nascente. O terreno pertence à Agefis e está em processo de doação à Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, serão entregues ali 2.148 casas.

O montante de recursos previsto para o programa no Sol Nascente é de R$ 220 milhões. Até o fim dele, 15.738 famílias da região serão contempladas com serviços públicos de infraestrutura em decorrência da intervenção urbana.

A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Social e Direitos Humanos informa que está analisando os casos dos interessados em receber benefícios, como o auxílio-aluguel, e dos que se encaixam em programas sociais, como o Bolsa Família, do governo federal. Com informações da Agência Brasília

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?