metropoles.com

Confira a programação cultural do aniversário de Brasília

Aniversário de 56 anos da capital será comemorado com shows, exposições e filmes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
1 de 1 - Foto: null

O aniversário de 56 anos de Brasília será comemorado com shows, exposições e filmes. As apresentações musicais serão nesta quinta (21/4) e sexta (22/4), no gramado da Torre de TV, a partir das 17h.

A banda Taryn abre a programação musical de hoje. Na sequência, haverá apresentação do grupo Scalene. Em seguida, a banda brasiliense Plebe Rude sobe ao palco. Os pernambucanos da Nação Zumbi fecham o primeiro dia de shows às 20h20.

As apresentações de amanhã ficarão por conta de artistas locais. Às 18 horas, Pedro Martins abre a programação. O guitarrista nasceu no Gama e foi premiado no tradicional Montreux Jazz Festival, na Suíça, em 2015.

Ás 19h20, sobem ao palco os sertanejos Zé Mulato e Cassiano. Os multi-instrumentistas Renato Mattos e Dillo D’Araújo mostram seus repertórios musicais às 20h20 e às 21h20, respectivamente. O encerramento, às 22h20, fica com a banda Móveis Coloniais de Acaju.

Orquestra Sinfônica

Uma boa opção de lazer e cultura é assistir hoje ao espetáculo Clássicos do Cinema e Clássicos Eruditos, no Teatro Sesc do Gama. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional se apresentará às 18h, sob a regência do maestro Claudio Cohen. O teatro fica no Setor Leste Industrial, QI 1.

Cinema

A Secretaria de Cultura, em parceria com o Arquivo Público do Distrito Federal, exibirá hoje, amanhã e domingo, sempre às 21h, no Cine Brasília, o primeiro longa-metragem de ficção inteiramente rodado na capital.

O filme Amor e Desamor (1966), de Gerson Tavares, é um drama existencialista que narra uma noite na vida de um casal. As sessões do longa serão acompanhadas do curta Brasília, Capital do Século, do mesmo diretor, feito em 1959. O Cine Brasília fica na EQS 106/107 e os ingressos custam R$ 12.

Exposições

A programação do aniversário da capital conta também com exposições montadas no Museu Nacional, Museu Vivo da Memória Candanga e Memorial dos Povos Indígenas.

Na parte interna do Museu Nacional, uma série de exposições está aberta desde a primeira semana de abril. Entre elas destaca-se A Arte Monumental de Marianne Peretti, que permanecerá no salão principal até 5 de junho, reunindo as obras mais importantes da artista. Ela é autora de esculturas instaladas em vários prédios públicos de Brasília, como os vitrais da Catedral de Brasília.

Está aberta também para visitação a mostra de Rodrigo Rosa, Forma e Arte da Cidade, composta por desenhos inéditos e obras vencedoras do Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, da Funarte, que atualmente integram o acervo do museu.

A Galeria Acervo do Museu exibe a mostra Hiperfoto-Brasília, do artista francês Jean François Rauzier, que traz uma visão diferente sobre a cidade.

O Museu Vivo da Memória Candanga traz a mostra de Delei e Paulino Aversa, que reúne diferentes fases da criação dos dois artistas candangos, com diferentes formatos e técnicas. As obras mostram as vivências e visões dos artistas sobre a cidade. Está montada também a exposição Zezé – Obras Raras, de Maria José Costa Sousa, artista pioneira de Brasília.

No Memorial dos Povos Indígenas, o público pode ver a exposição Armadilhas Indígenas, até o dia 30 de junho. Na área externa do Memorial haverá, até o dia 29 de abril, workshops de pintura corporal e feira de artesanatos, das 9h as 17h. O Memorial fica no Eixo Monumental, na Praça do Buriti.

Transporte público

No feriado de hoje os ônibus funcionarão segundo a tabela dos domingos, mas haverá reforço, conforme a demanda nas linhas que têm como destino a área central do Plano Piloto. De sexta (22) a domingo (24) não haverá mudanças.

O metrô manterá os horários de feriados e de fins de semana. Nesta quinta-feira (21) e no domingo (24), o funcionamento será das 7h as 19h. Na sexta (22) e no sábado (23), das 6h as 23h30.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?