Idecan é favorita para concurso com 2 mil vagas para PMDF
Provavelmente a banca será a mesma que organizou a tumultuada seleção de soldado do Corpo de Bombeiros
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Militar do Distrito Federal divulgou a banca que teve a maior pontuação no processo de escolha para organização do concurso, que será realizado ainda este ano. No último dia (14/2) o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan) foi confirmado como favorito, e deve apresentar as documentações necessárias para comprovar a habilitação para realizar o exame. A empresa é a mesma que está à frente da seleção para o Corpo de Bombeiros, com registros de confusão e denúncias de irregularidades.
Segundo o Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), as vagas são divididas da seguinte maneira: 500 para soldado combatente, seis para músico especialista, 18 para soldado corneteiro e 1.500 para cadastro de reserva.
Apesar de a confirmação ser oficial, a Polícia Militar disse em nota que “o processo de habilitação para contratação da banca” ainda está em andamento. Caso os documentos não sejam apresentados o processo pode mudar e outra banca ser escolhida. Confira a íntegra da nota:
A previsão é que a primeira turma de aprovados ingresse no curso de formação de soldados ainda este ano. O salário inicial para quem entra na corporação como soldado de 2ª classe é de R$ 4.096,06. Após o curso de formação, o rendimento passa para R$ 5.245.“A Polícia Militar do Distrito Federal informa que o processo de habilitação para a contratação da banca organizadora para o próximo concurso de praças da corporação ainda está em andamento. Desta forma os resultados até o momento ainda são provisórios e nesta fase as bancas interessadas deverão apresentar toda a documentação necessária de acordo com as exigências do projeto básico.”
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter nível superior completo. A estimativa da PM é que pelo menos 28 mil pessoas se inscrevam.
Os interessados deverão passar por provas objetiva (conhecimentos gerais e específicos) e subjetiva (redação), teste de aptidão física, exames médicos e psicológicos, sindicância de vida pregressa e prática instrumental, no caso das vagas para músico.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social, hoje, o DF conta com um efetivo de pouco mais de 13.300 policiais militares na ativa, praticamente a mesma quantidade de dez anos atrás, sendo que nesse intervalo a população quase que dobrou. Nos últimos 12 meses, cerca de 2.2 mil militares se aposentaram.
Confusão
Candidatos que prestaram o concurso para condutor e operador de viatura do CBMDF pediram anulação da seleção ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) sob alegação de terem recebido provas com nomes de outras pessoas. Além disso, reclamam de que o gabarito foi extraviado, o cartão de resposta não estava em envelope lacrado, houve desorganização nos locais de prova e até celulares foram flagrados dentro das salas.
O grupo acrescenta que os fiscais não conferiram os nomes nas listas na entrada e o candidato, assim, podia fazer a prova em qualquer sala. Houve tumulto no dia da realização do concurso (veja vídeo)
No total, 4.290 pessoas se inscreveram para disputar as 112 vagas destinadas aso cargos de condutor e operador de viaturas da corporação.
Em nota, a Idecan assumiu que houve “inconsistências técnicas na alocação de parte dos candidatos”, mas garantiu que “de imediato, a coordenação do Instituto trabalhou de forma a sanar este contratempo. A isonomia do processo foi mantida, garantindo a todos os inscritos os mesmos direitos e o mesmo tempo para a realização da etapa”.