metropoles.com

Com 2.977.216 habitantes, Brasília é a 3ª cidade mais populosa

As estatísticas mostram que, em julho deste ano, a cidade contabilizava um crescimento de 62.386 moradores em 12 meses. O número representa quase a população do Cruzeiro, de 63.883 pessoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Segundo dados, a taxa de pessoas na pobreza subiria para 32,1%
1 de 1 Segundo dados, a taxa de pessoas na pobreza subiria para 32,1% - Foto: iStock

O Distrito Federal vai encerrar o ano bem perto de atingir uma marca história: 3 milhões de habitantes. Segundo dados do IBGE divulgados nesta terça-feira (30/8), a capital do país já é o terceiro município mais populoso do país, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. Com aumento populacional de 2,14% em relação ao ano passado, o DF se destaca por crescer num ritmo bem acima da população nacional, de 0,80% no mesmo período.

As estatísticas mostram que em julho deste ano, a cidade contabilizava 2.977.216 moradores, alta de 62.386 pessoas em 12 meses. O número representa quase a população do Cruzeiro, de 63.883 habitantes.

Estima-se que o Brasil tenha 206,1 milhões de habitantes. O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12 milhões de moradores, seguido pelo Rio de Janeiro (6,5 milhões de habitantes), Brasília e Salvador (cerca de 2,9 milhões de habitantes cada). Dezessete municípios brasileiros possuem população superior a 1 milhão de pessoas, somando 45,2 milhões de habitantes ou 21,9% da população total do Brasil.

Serra da Saudade (MG) é o município brasileiro de menor população, 815 habitantes, seguido de Borá (SP), com 838 habitantes, e Araguainha (MT), com 953 habitantes. De acordo com o IBGE, de 2015 para 2016, 24,8% dos municípios tiveram redução de população.

No ranking dos estados, os três mais populosos localizam-se na região Sudeste, enquanto os cinco menos populosos localizam-se na região Norte. O estado de São Paulo, com 44,7 milhões de habitantes, concentra 21,7% da população do país. O estado de Roraima é o menos populoso, com 514,2 mil habitantes (0,2% da população total).

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos.

As populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010).

As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais que tenham ocorrido entre os municípios após 2010. (Com informações do IBGE)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?