Inmet registra menor índice de umidade do ar no DF este ano
Meteorologista diz que índice pode ficar em torno de 25% nesta sexta. OMS considera estado de atenção quando umidade fica abaixo dos 30%
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou o menor índice de umidade relativa do ar do ano no Distrito Federal nesta quinta-feira (3/8). De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, o índice chegou a 16% às 15h, com temperatura em torno de 30°C.
O especialista informou que a previsão é de que a umidade permaneça abaixo de 30% nas próximas 72 horas. “Nesta sexta, é possível que fique em torno de 25%”, disse.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ideal a umidade acima de 60%. Entre 30% e 20%, é estado de atenção. Abaixo de 20% até 12%, deve ser decretado estado de alerta.De acordo com Mamedes, as chuvas esporádicas e a massa de ar seco, comum nessa época do ano, colaboram para o índice: “Chega um ponto que não tem mais umidade para evaporar.” Segundo o órgão, o DF está há 74 dias sem chuva. As primeiras precipitações só devem ocorrer na segunda metade de setembro.
O menor índice de umidade relativa do ar registrado anteriormente no DF neste ano foi de 20%, na quarta (2).
Na madrugada desta sexta (4), os termômetros marcaram mínima de 7ºC. A máxima deve chegar aos 30° C nas horas mais quentes do dia. A umidade relativa do ar deve variar de 90% a 25%.