metropoles.com

Taguatinga recebe torneio nacional de robótica

A competição oferecerá 20 vagas em sete disputas internacionais para as equipes premiadas. Três times do Sesi/DF concorrem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
WhatsApp Image 2017-03-15 at 18.50.59
1 de 1 WhatsApp Image 2017-03-15 at 18.50.59 - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Durante três dias Taguatinga será a cidade da tecnologia. A partir desta sexta-feira (17/3), a unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) da região administrativa será sede do Torneio Nacional de Robótica First Lego League (FLL). O evento se estende durante o fim de semana e premiará os 20 melhores times com vagas para torneios internacionais de robótica.

Participam 740 competidores, com idades entre 9 e 16 anos. São alunos de escolas do Sesi, das redes pública e particular de ensino, além de times de garagem (formados, geralmente, por amigos que se interessam por robótica), vindos de 20 estados brasileiros, além de moradores do Distrito Federal.

No total, 74 equipes foram classificadas nas 13 etapas regionais realizadas em todo o país. O Distrito Federal será representado por três equipes do Sesi: A LegoField, da unidade do Gama; Albatroid, de Taguatinga; e a Bisc8, de Sobradinho.

O Metrópoles entrevistou membros da equipe Bisc8, de Sobradinho, para conhecer o projeto que será apresentado por eles na disputa. O tema do torneio nesta temporada é “Animal Alliens”, que trata da relação do homem com os animais. O objetivo é que os participantes identifiquem problemas de cooperação entre seres humanos e animais e possam desenvolver soluções inovadoras para tentar solucioná-los.

Pensando nisso, a Bisc8 desenvolveu um aplicativo que visa uma aproximação da convivência entre animais de estimação e seus donos. A ideia do time de Sobradinho é, por meio da tecnologia, melhorar a qualidade de vida dos bichinhos. Os integrantes da Bisc8 entrevistaram donos de animais e identificaram que grande parte deles não tem conhecimento suficiente sobre temas relevantes como vacinas, prevenção de pulgas e carrapatos, além de medicações adequadas para seus pets.

Nós observamos que as pessoas têm apenas o senso comum sobre essas informações importantes que podem comprometer a vida do bichinho

Júlia Alves Santos, 17 anos, componente da equipe Bisc8

Monitoramento remoto
Aliado ao aplicativo, foi desenvolvida uma “casa inteligente”, que incorpora questões fisiológicas, ambientais, comportamentais, psicológicas e sanitárias dos animais. A casa é ligada a um computador que passa as informações ao aplicativo. Isso possibilita que o dono do animal, mesmo fora de casa, consiga saber tudo o que o bichinho está fazendo, e as necessidades dele naquele momento.

Uma câmera será instalada na casinha, que também contará com funções como ligar ou desligar a luz, alimentar o animal por meio de um “dispensador de comida”, controlar a temperatura ambiente, além de um sistema de música para acalmar e distrair os bichos. Tudo isso poderá ser controlado pelo dono por meio do computador.

“Estamos bastante animados e confiantes em conseguir uma vaga para os torneios internacionais. Acreditamos que, com o trabalho realizado até aqui, isso é possível”, diz Silas Reis, 16 anos, membro da equipe.

5 imagens
Aplicativo que visa aproximar donos e bichos de estimação
Silas Reis, 16 anos, membro da equipe
Júlia Alves Santos, 17 anos, integrante da Bisc8
Equipe Bisc8, de Sobradinho
1 de 5

"Casa Inteligente"

Felipe Menezes/Metrópoles
2 de 5

Aplicativo que visa aproximar donos e bichos de estimação

Felipe Menezes/Metrópoles
3 de 5

Silas Reis, 16 anos, membro da equipe

Felipe Menezes/Metrópoles
4 de 5

Júlia Alves Santos, 17 anos, integrante da Bisc8

Felipe Menezes/Metrópoles
5 de 5

Equipe Bisc8, de Sobradinho

Felipe Menezes/Metrópoles

 

Programação
A abertura oficial do torneio será na sexta, às 15h, no Sesi de Taguatinga. No mesmo dia, os alunos vão participar de palestras e apresentações de temas relacionados ao evento. Durante a noite, será promovido um encontro de confraternização entre as equipes. No sábado e no domingo acontecem as atividades. Na tarde de domingo (19/3), será realizada a cerimônia de encerramento, com premiação para os melhores projetos de robótica.

Quatro quesitos serão avaliados pelos juízes: Projeto de Pesquisa, em que os concorrentes criam e apresentam uma solução inovadora para um problema do desafio; Design de Robô, em que os jovens precisam projetar e construir um robô autônomo; Core Values, parte em que são avaliados os valores aprendidos pelos competidores durante o torneio; e Desafio do Robô, no qual é preciso realizar uma série de tarefas ou missões com os robôs em rounds de dois minutos e meio.

A competição será aberta ao público, e a entrada é gratuita. No sábado e no domingo, a visitação começa às 8h.

Etapa Internacional
O Torneio Nacional de Robótica classificará as equipes que mais se destacarem para participar das etapas internacionais da competição. Ao todo, serão 20 vagas para sete campeonatos fora do Brasil, que serão realizados nos meses de abril, maio e junho deste ano. Quatro deles serão disputados nos Estados Unidos, um na Dinamarca, um no Reino Unido e outro na Austrália.

 

Serviço:
Torneio Nacional de Robótica First Lego League
Cerimônia de abertura: 17/03, às 15h
Competições: 18/03 e 19/03, das 8h às 18h
Cerimônia de premiação: 19/03, às 16h
Local: Sesi Taguatinga – QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?