Campus Day reúne 4 mil apaixonados por tecnologia no DF
Organizadores aproveitaram o evento para anunciar a data e o local de realização da Campus Party Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Os brasilienses puderam ter um gostinho, neste sábado (5/11), do que será a Campus Party 2017 em Brasília. A Campus Day, que é um “esquenta” do principal festival de empreendedorismo e tecnologia do país, reuniu 4 mil participantes no Centro de Convenções. Especialistas, pensadores e entusiastas debateram temas como inovação, mobilidade, games, segurança da informação e tendências nas mais diversas áreas do conhecimento.
Os organizadores aproveitaram para divulgar a data e local onde será realizada a Campus Party Brasília. “O evento ocorrerá de 14 a 18 de junho no Centro de Convenções”, anunciou o secretário adjunto do trabalho, Thiago Jarjour. “Esperamos contar com 40 mil visitantes e ter a presença de 3 mil campuseiros”, acrescentou. “Brasília é uma cidade empreendedora e tenho certeza que faremos a maior Campus Party de todos os tempos”, declarou o governador Rodrigo Rollemberg.
O analista de sistema Anderson Nascimento, de 25 anos, aproveitou o evento para acompanhar as palestras e ver o que há de novo em sua área. “A Campus é muito boa pra gente se atualizar e trocar experiências com outros profissionais. É uma oportunidade para ganhar crescimento e ainda fazer networking”, disse.
Um dos assuntos debatidos na Campus Day foi como a rápida evolução da tecnologia tem transformado os postos de trabalho ao redor do mundo. ”Existe um estudo da Casa Branca que diz que no futuro, todas as pessoas que recebem menos de US$ 20 por hora trabalhada não terão emprego, porque esses trabalhos serão feitos por máquinas”, contou o espanhol Paco Ragageles, fundador da Campus Party.
“Estima-se que em 2021, 6% dos empregos nos EUA serão realizados por robôs. É uma evolução. Os softwares estão cada vez mais inteligentes”, apontou Ragageles.
Acredito que em 50 anos não existirá um só trabalho que um robô com um bom software não será capaz de fazer melhor do que o homem
Paco Ragageles, fundador da Campus Party
Apesar do prognóstico pouco animador para a grande massa empregada de trabalhadores, Ragageles fez questão de ressaltar que, se tratada como oportunidade e não ameaça, a tecnologia pode, sim, trazer um futuro promissor. “Essa realidade poderá demorar mais ou menos tempo para chegar, mas chegará. No entanto, se fizermos as mudanças certas, tenho certeza que será a melhor época para se viver”, concluiu.
Mobilidade inteligente
O Campus Day também debateu a mobilidade nas grandes cidades e a importância de centrar esforços no desenvolvimento de alternativas para o atual sistema de transporte terrestre, seja público ou individual. Luciano Diremeier, gerente de estratégia do produto da Ford America do Sul, afirmou que a montadora está focando fortemente em soluções como motor elétrico, carros autônomos e compartilhamento de veículos.
“A tecnologia é a resposta para a mobilidade. Estamos investindo US$ 4,5 bilhões no desenvolvimento de carros elétricos e teremos um modelo autônomo produzido em escala industrial até 2021”, contou Diremeier. “No entanto, junto com o desenvolvimento do automóvel, a legislação e uma outra série de agentes envolvidos terão que evoluir para responder algumas perguntas que ainda estão sendo debatidas”, declarou.
Campus Party em Brasília
A capital foi oficializada no início deste ano como a próxima sede da Campus Party. O evento contará com palestrantes, hackathon (maratona de programação), disputa de drones, experiências de realidade virtual, robótica, entre outras ações. A cidade será a quarta no Brasil a receber um dos maiores encontros de tecnologia e inovação do mundo, que já acontece no país desde 2008.