metropoles.com

Ataque de hackers suspende exames de raio X do Hospital de Base

Somente casos graves terão o exame realizado. Os atendimentos eletivos serão reagendados para os próximos dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
hospital de base
1 de 1 hospital de base - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O vírus que invadiu os computadores do Governo do Distrito Federal atingiu a rede do Hospital de Base e provocou a suspensão dos exames de raio X. Como o WannaCry derruba a internet, os profissionais não conseguem conectar os computadores com as impressoras. Por isso, o serviço não poderá ser realizado. A Secretaria de Saúde afirmou que somente casos graves serão submetidos aos procedimentos.

Os pacientes eletivos (marcados previamente) terão os exames cancelados e reagendados para a data mais próxima. Na manhã desta segunda-feira (24/7), as máquinas de alguns órgãos locais começaram a ligar e desligar sozinhas, o que levantou suspeitas de um ataque de hackers.

A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic) já havia detectado uma instabilidade na rede GDFNet na sexta-feira (21), “provavelmente causada pela ação de vírus/malware em computadores de algumas unidades administrativas”.

O GDF estava sem antivírus e, agora, afirma que as providências estão em andamento. “Novas configurações de segurança serão implementadas para evitar a propagação do problema. Os computadores afetados serão normalizados o mais brevemente possível”, afirmou a Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão, por meio de nota.

A Sutic mantém o trabalho em regime de plantão para auxiliar as equipes dos órgãos que são responsáveis pela gestão de suas redes. Esses técnicos pertencentes às pastas realizam as atualizações no sistema operacional Windows e a varredura com antivírus.

Ataque mundial
O mesmo WannaCry foi responsável por um ciberataque mundial em maio deste ano. A invasão atingiu mais de 100 mil organizações em pelo menos 150 países. No Brasil, um dos alvos foi o Ministério do Trabalho, que precisou desligar os computadores até conseguir normalizar a situação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?