metropoles.com

Arquivo Público do DF abre documentos da época da ditadura militar

Órgão liberou parte do Fundo SSP, com informações de 1963 a 1990 produzidas e recebidas durante quase três décadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Toninho Tavares/Agência Brasília
arquivo publico
1 de 1 arquivo publico - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Cerca de 100 caixas de documentos produzidos de 1963 a 1990, boa parte deles relacionada à ditadura militar, tornaram-se de acesso irrestrito no Arquivo Público do Distrito Federal. No acervo, há informações de investigação sobre movimentos políticos, reuniões e congressos estudantis, boletins de ocorrências e recortes de jornais com temática militante, por exemplo, além de registro sobre o badernaço, polêmica manifestação popular de novembro de 1986.

O material é composto por documentos elaborados e recebidos pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social durante essas quase três décadas. O acervo cobre um período que vai desde a ditadura militar até a redemocratização brasileira e está inteiramente digitalizado. Tudo se encontra no Arquivo Público desde 1995 e tinha acesso restrito por abrigar informações pessoais e sigilosas relativas a segurança pública, a censura e a atividades de informação e contrainformação.

Entre fatos históricos retratados estão uma entrevista com Luiz Carlos Prestes no Hotel das Nações, em 1979, durante comemoração da Revolução Russa; a jornada democrática por eleições livres e diretas, em outubro de 1978; observações quanto à presença de jornalistas da revista Veja nas proximidades das residências oficiais; e uma concentração de apoio aos metalúrgicos do ABC paulista, no Setor Comercial Sul, em abril de 1980.

Reconstituição da memória nacional
Para dar luz ao material — que compõe parte do Fundo SSP —, o Arquivo Público do DF seguiu ação do Arquivo Nacional e de vários outros estaduais que trabalharam em uma política de reconstituição da memória nacional do período da ditadura militar (1964-1985). Em novembro de 2016, foi publicado edital que classificava o conjunto de documentos da secretaria como “necessário à recuperação de fatos históricos de maior relevância”.

Como ter acesso aos documentos do Arquivo Público do DF
São dois caminhos para conseguir os documentos no Arquivo Público do DF. Uma é ir à sede (SGO, Quadra 5, Lote 23, Bloco B, antigo Tribunal Superior Eleitoral), preencher formulário e levar o material em pen drive ou HD externo. O horário para pesquisa é das 9 às 17 horas. Outra alternativa para ter acesso é pelo e-mail arpdfatendimento@gmail.com. É preciso fazer a solicitação pelo endereço eletrônico, preencher o formulário que será enviado em seguida, encaminhá-lo assinado e escaneado.

O superintendente do Arquivo Público do DF, Nickerson de Almeida, destaca a segurança no procedimento. “É importante ressaltar que o preenchimento dos formulários é fundamental para que possamos identificar a pessoa. Assim, caso haja mau uso das informações, saberemos precisamente quem as pesquisou”, justifica.

Futuras ações do Arquivo Público do Distrito Federal
Um acordo de cooperação firmado entre o Arquivo Público do DF e o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil, conhecido como Memórias Reveladas, vai nortear as futuras ações do órgão. Institucionalizado pela Casa Civil da Presidência da República e implementado no Arquivo Nacional, o projeto tem a finalidade de reunir informações sobre os fatos da história política recente do País.

A próxima ação do Arquivo Público será colocar o acervo à disposição do público por meio da rede nacional de informações do portal Memórias Reveladas.

Mais informações pelo telefone (61) 3361-1454

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?