metropoles.com

Após receber a notícia de que voltaria a morar com o pai, criança se desespera, pede para ficar em Brasília e comove a internet. Veja vídeo

Decisão foi tomada na quarta-feira (27/1) em audiência no Fórum do Riacho Fundo I

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
Menino chora ao saber que vai morar com o pai
1 de 1 Menino chora ao saber que vai morar com o pai - Foto: Reprodução/YouTube

Emoção e revolta. Esses são os sentimentos de quem assiste um vídeo que circula nas redes sociais e mostra um menino de 6 anos aos prantos após receber a notícia de que voltaria a morar com o pai. As imagens foram gravadas na noite de quarta-feira (27/1), em um audiência no Fórum do Riacho Fundo I, cidade onde a mãe da criança mora.

Nas cenas, o menino chora, conta que o pai batia nele e pede para Deus que o juiz o deixe ficar em Brasília. Uma página foi criada no Facebook chamada “Todos por Samuel”. Até a última atualização desta matéria, às 17h30, o endereço já contava com cerca de 98 mil curtidas.

Nos últimos quatro meses, o garoto ficou na capital morando com a mãe, Rosilene Batista Silva. Segundo Rafael Souza, tio de consideração de Samuel que o abraça durante parte do vídeo, Rosilene ouviu de uma tia paterna da criança que ele era maltratado pelo pai e pela madrasta. Ainda de acordo com Souza, todas as vezes que o menino ligava para mãe, o pai estava ao lado dele.

O tio contou que Rosilene foi casada com o pai de Samuel por um ano e meio e que a separação, ocorreu por causa de constantes agressões físicas e psicológicas que sofria. Ela chegou a denunciar o então marido à polícia, mas retirou a queixa após ser ameaçada de morte. Souza explica que Rosilene deu a guarda da criança ao pai porque ele teria dito que mataria ela e o menino. “Foi de cortar o coração quando vimos o Samuel pela primeira vez aqui em Brasília. Ele estava traumatizado”, relembra.

Temos vários laudos psicológicos e médicos que mostram que o Samuel sofria maus-tratos. Conseguimos um advogado e vamos entrar com um recurso contra a decisão do juiz. Ele não quis ouvir os relatos da família e muito menos a criança 

Rafael Souza, tio de consideração do menino

De acordo com o processo que tramita Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Rosilene tirou a criança da guarda do pai sem o consentimento dele. Na decisão do juiz consta que ela levou o menino para o DF, retirando-o de seu convívio familiar, parentes, amigos, escola e consultas médicas.

Diante dos fatos, o pai ajuizou, na comarca de Capivar (SP), ação de busca e apreensão com pedido liminar, o que foi deferido pelo juízo de São Paulo, com a expedição de carta precatória, documento que um juiz envia a outro de outro estado. Em outubro do ano passado, a mãe de Samuel tomou conhecimento da situação e ajuizou uma ação de modificação da guarda. Segundo relato de Rosilene, ela cedeu a guarda da criança ao pai por conta de várias ameaças que sofria.

Rafael Souza publicou em seu perfil no Facebook um apelo à população do DF e às autoridades. No texto, ele conta que no tempo em a criança que esteve em Brasília, ouviu os “horrores” sofridos pelo menino. E continua: “Vamos esperar para ver mais um caso como Isabella Nardoni e Bernado?”.

O Ministério Público informou ao Metrópoles que os processos da área de família são sigilosos, por isso não é possível repassar à imprensa nenhuma informação a respeito do caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?