metropoles.com

Relembre o que bombava em 1992, o ano do impeachment de Collor

A votação pela admissibilidade do impeachment, ocorrida ontem no plenário da Câmara, tinha uma cara de déjà vu. Os brasileiros viveram momentos parecidos na política em 1992, quando o mesmo processo foi usado para tirar o então presidente Fernando Collor de Mello do poder. De lá para cá, vivemos uma revolução na TV, na moda, […]

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Guí Primola/Metrópoles
1992-materia
1 de 1 1992-materia - Foto: Guí Primola/Metrópoles

A votação pela admissibilidade do impeachment, ocorrida ontem no plenário da Câmara, tinha uma cara de déjà vu. Os brasileiros viveram momentos parecidos na política em 1992, quando o mesmo processo foi usado para tirar o então presidente Fernando Collor de Mello do poder.

De lá para cá, vivemos uma revolução na TV, na moda, na cultura e, claro, na tecnologia. Mas quem é bom de memória não esquece esse período emblemático. E você? Se lembra do que foi notícia há 24 anos?

CINEMA

Depois de anos de censura velada, com códigos restritos e classificações proibitivas, os anos 90 venderam muito bem o sexo no cinema durante a primeira metade da década.

“Instinto Selvagem” foi o grande sucesso do ano. A trama de luxúria e suspense elevou o nome da então desconhecida Sharon Stone a estrela e marcou uma escandalosa cruzada de pernas na história da sétima arte.

Outro grande êxito do ano foi “O Guarda-Costas”, tanto nas telonas quanto nas rádios. Atire a primeira pedra quem não se esgoelou com “I Will Always Love You”, imortalizada na voz de Whitney Houston.

Também em 1992, o mundo conheceu o trabalho de um cineasta estreante, ex-balconista de videolocadora, que mostrou nas telas uma história explosiva de violência com pitadas de cultura pop. Seu nome? Quentin Tarantino. O filme? “Cães de Aluguel”.

O cinema brasileiro ainda sofria os efeitos da extinção da Embrafilme. A retomada da indústria cinematográfica nacional só viria dois anos mais tarde com “Carlota Joaquina – Princesa do Brazil”.

MÚSICA

Nesse início de anos 1990, o rock viu o grunge surgir com o Pearl Jam e o Nirvana, Madonna atingiu o ápice da polêmica com “Erotica”, Daniela Mercury entoou “O Canto da Cidade” e o dance — embrião da explosão eletrônica que viria no fim da década — começou a bombar.

Confira um hit parade.

Nirvana – Smells Like Teen Spirit

Daniela Mercury – O Canto Da Cidade

Madonna – Erotica

Fernanda Abreu – Rio 40 Graus

Ace of Base – All That She Wants

Fagner – Borbulhas de Amor

Snap! – Rhythm Is A Dancer

Deborah Blando – Decadence Avec Elegance

4 Non Blondes – What’s Up

Raça Negra – Cheia de Manias

MODA

Se você, novinha, acha que arrasa no estilo “gótica suave”, agradeça à década de 1990 por isso.

Há 24 anos, a onda dark dominava (até mesmo nas manifestações dos caras pintadas o look todo preto deu as caras). Ainda tiveram sua chance nas araras e passarelas o minimalismo, o color blocking e o estilo grunge.

A década também foi marcada das “super modelos”. Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Naomi Campbell, Linda Evangelista, Tyra Banks e Kate Moss estavam à frente do dream team.

Reprodução

 

TV

Quando os serviços de streaming e on demand, como a Netflix, pareciam sonhos saídos de “Os Jetsons”, assistir televisão era uma experiência completamente diferente de hoje. Em 1992, mesmo com alguns sustos no ibope (vide as novelas “Pantanal”, da Manchete, e a mexicana “Carrossel”, exibida pelo SBT em anos anteriores), a Globo era a principal fonte de entretenimento dentre as emissoras nacionais.

Naquele ano, a Vênus Platinada exibiu a trama “De Corpo e Alma”, escrita por Gloria Perez. A novela ficou marcada no imaginário brasileiro devido a um crime brutal. Em 28 de dezembro, um dia antes da renúncia de Collor, Daniella Perez, filha de Gloria e uma das estrelas da trama, foi assassinada pelo colega de cena Guilherme de Pádua.

Desde então, é difícil encontrar alguém que escute à música “Wishing on a Star”, tema de Daniella na novela, sem lembrar-se da atriz.

Fora do horário das oito, a minissérie “Anos Rebeldes”, de Gilberto Braga, que retratava uma história de amor em meio à ditadura militar, tornou-se o símbolo da luta dos brasileiros contra a corrupção dos anos Collor.

Cláudia Abreu, que interpretava Heloísa, uma patricinha transformada em guerrilheira, virou musa do ano do impeachment.

TV Globo/Reprodução

O ano de 1992 também marcou o fim de uma era para os programas infantis. Em 31 de dezembro, a rainha dos baixinhos apresentou seu último “Xou da Xuxa” para dedicar-se à carreira no exterior.

A apresentadora voltaria ao Brasil com um novo formato de programa (mas sem a famosa nave espacial que embalou a infância de muitas crianças agora balzacas).

Facebook/Reprodução

MUNDO

Depois de terminar a Guerra do Golfo, sob a tutela de George Bush, os Estados Unidos começa a era Clinton, que duraria dois mandatos. Grisalho, bonitão e bom até no saxofone, Bill era a cara da América pós-yuppie dos anos 1990.

Wikipedia

Alguns anos depois, no entanto, a reputação dele ficou marcada por causa de um escândalo sexual envolvendo uma estagiária enquanto ainda comandava o governo. Atualmente, a esposa dele, Hillary, concorre a uma vaga para as eleições presidenciais de 2016.

ESPORTES

As Olimpíadas 92, em Barcelona, na Espanha, foi um dos eventos mais badalados daquele ano.

Reprodução

O Brasil, porém, não foi lá muito bem na competição e ficou em 25º lugar no quadro de medalhas com uma prata — para Gustavo Borges na natação — e dois ouros (da seleção masculina de vôlei e de Rogério Sampaio, no judô).

Na abertura dos Jogos, José Carreras e Sarah Brightman emocionaram com a interpretação de “Amigos Para Siempre”.

 

Por Arthur H. Herdy

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?