Invista no treinamento resistido (a famosa musculação) e envelheça prevenindo doenças
A musculação é uma excelente maneira de combater a perda de massa óssea e diminuir o risco de osteoporose
atualizado
Compartilhar notícia
Você não faz exercícios resistidos, a conhecida “musculação”, porque acha que está velho demais para isso? Você não sabe o que está perdendo. Esse tipo de treino é um grande aliado no processo de envelhecimento, pois combate a perda de massa óssea e ajuda a diminuir o risco de osteoporose.
Não tem jeito, a idade chega para todos e junto ocorre as mudanças físicas e hormonais. O corpo tem um ritmo de envelhecimento próprio. Em parte, a genética familiar interfere nesse processo, porém não é um fator determinante. O estilo de vida, entretanto, influencia diretamente nesse processo. Ou seja, praticar exercícios e ter um hábito de alimentação saudável diminui bastante os efeitos do tempo.
Existem muitos sinais que demonstram o envelhecimento do corpo como: perda de elasticidade da pele, queda de cabelo, diminuição do metabolismo, alterações hormonais, que resultam em aumento de gordura corporal, diminuição da massa muscular e perda da densidade óssea — grande responsável por causar a osteoporose.
Com o envelhecimento perdemos estrutura mineral e tecido muscular (osso e músculo).
A perda deste conteúdo mineral faz com que os ossos fiquem com menos força, resistência e densidade. Os riscos aumentam quando as mulheres atingem a menopausa. Porém, é possível amenizar bastante esses efeitos com atividade física e alimentação adequada.
Pesquisa importante
Um estudo realizado no Canadá, em agosto de 2013, sobre o efeito da atividade física regular na densidade mineral óssea em mulheres na pós-menopausa, constatou um aumento na massa óssea da coluna vertebral em 9% após um ano de treinamento de resistência. Ou seja, quanto mais cedo você começar a praticar treinos resistidos, maior a chance de preservar a saúde dos ossos.
Vale ainda salientar: não é porque a idade está avançada que o treino tem que ser leve. A orientação é investir em exercícios intensos e priorizar amplitudes máximas. Busque um profissional especializado e comece a mudar essa realidade. Envelhecer com saúde, muitas vezes, pode ser uma opção que se revela nas escolhas.
Aí vai uma playlist pra você feita pelo DJ Raas Anderson.